João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 23.05ºC
IBOVESPA 120767.19
Euro 5.7467
Dólar 5.3436
Peso 0.0059
Yuan 0.7374
Vantagens da automação dos processos de despacho
01/03/2023 / 15:58
Compartilhe:

O mercado industrial busca incessantemente automatizar todos os processos manuais a fim de facilitar e beneficiar uma empresa em diversos quesitos. Em se tratando do processo de despacho, a paletização e a aplicação, automação através de robôs para exercer tal função tem chamado bastante atenção.

A máquina paletizadora serve sobretudo para empilhar as mercadorias em cima de um pallet com o propósito de facilitar o transporte dos pacotes. Já os robôs, são criados para exercer a mão de obra humana.

A automação dos processos de despacho, considerando a paletização e os robôs, pode ser benéfica por diversos motivos, os quais falaremos neste artigo. Veja, a seguir, quais são as vantagens de contar com um processo industrial automatizado!

Aumento de produtividade

Uma das vantagens da automação dos processos de despacho está relacionada ao aumento de produtividade. Os humanos podem ser eficientes em diversas áreas, entretanto, eles precisam dormir e comer, diferente dos robôs e dos equipamentos automáticos, que podem trabalhar dia e noite.

Menor probabilidade de erros

Imagina que um colaborador da empresa precisa despachar alguns materiais e eles são frágeis. Por um descuido qualquer, o material é quebrado ou perdido. Seria um grande prejuízo, não é mesmo? No caso das máquinas, isso está longe de acontecer, já que o programa seguirá regras ordenadas.

Maior nível de segurança

Algumas funções, principalmente na Indústria, contam com intervenções humanas, no entanto, tais serviços podem ser um tanto perigosos: passar de um armazém para outro, quedas, impacto de máquinas, aprisionamentos e muitos outros. Automatizar os serviços que oferecem riscos à vida de uma pessoa deve ser prioridade.

Redução de custos e aumento nos ganhos

Com o sistema de paletização para empilhar as mercadorias e com os robôs para substituir a mão de obra humana, as indústrias terão mais agilidade e otimização em seus processos, o que consequentemente implicará na redução de custos e no aumento dos ganhos, já que os robôs e as máquinas vão trabalhar mais.

Menor probabilidade dos danos

Por fim, mas não menos importante, as máquinas não oferecem riscos a possíveis danos dos materiais, como arranhões, perdas e/ou estragos. Portanto, se havia alguma dúvida voltada para as vantagens de automação dos processos de despacho, ela pode cair por terra, pois a automatização é mais que uma necessidade!