Equipes da Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur-JP) encerraram, neste sábado (16), mais uma ação de fiscalização integrada e descentralizada para a garantia do exercício legal da profissão dos guias de turismo. A ação teve início na sexta-feira (15) e reforça o trabalho da Prefeitura da Capital de oferecer serviços de qualidade e segurança aos turistas. Dois veículos com turistas sem a presença de guias de turismo cadastrados foram autuados.
De acordo com o chefe de Fiscalização da Setur-JP, Vinícius Brito, ainda estão previstas mais duas ações neste mês de setembro. Esse trabalho, segundo ele, visa tão somente garantir que os turistas tenham mais tranquilidade durante a permanência na cidade e, ao mesmo tempo, assegurar o exercício legal da profissão dos guias de turismo.
Durante as ações, a equipe da Setur-JP também faz um trabalho de conscientização junto aos turistas, para que procurem evitar contratar serviços de empresas que não cumprem com o que determina a lei. Muitas vezes, para reduzir gastos com esses passeios, as pessoas acabam contratando empresas que burlam a lei e colocam em risco a segurança dos turistas. “O resultado da ação desta semana foi bastante positivo”, avaliou Vinícius Brito.
São parceiros na ação a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba (BPTran-PB)