Especialista da Odontogalerie explica que cuidados básicos como escovação dos dentes e hidratação dos lábios, até tratamentos como clareamento e facetas ajudam a conquistar o sorriso ideal_
As festas de fim de ano e o verão são épocas que convidam a sorrir, ao encontrar os amigos e família ou para aquela selfie na praia, ou piscina o sorriso é o cartão de visitas e logo notado. O aumento da incidência de luz solar ativa mensageiros químicos como a serotonina — neurotransmissor do prazer — e a sensação de bem-estar é externada com muitos sorrisos. Para aproveitar todos esses momentos com o sorriso perfeito, é preciso tomar alguns cuidados e investir não só na estética, mas na saúde bucal.
Para Taís Cristina da Rosa, proprietária da Odontogalerie — referência nacional em tratamentos clínicos e estéticos odontológicos — o sorriso é perfeito quando equilibra função e estética. “Por exemplo, quando há uma oclusão (o efeito de fechar a boca) balanceada, com restaurações e próteses bem adaptadas, sem excesso de material e dentes alinhados. Já para a estética, consideramos um sorriso perfeito quando os dentes superiores ficam alinhados com o lábio inferior quando o paciente sorri. Hoje em dia também desejamos que ele seja mais claro, sem espaços entre os dentes (diastemas) e com tamanhos proporcionais”, destaca a cirurgiã-dentista, implantodontista, especialista em prótese e em Harmonização Orofacial.
Um sorriso bem cuidado é importante não só para a estética, mas para a saúde geral do corpo. Uma boca bem cuidada pode até mesmo evitar doenças cardiovasculares e lesões musculares frequentes em atletas. “Além da questão social e auto-estima e a digestão que começa na boca, com a quebra dos alimentos com os dentes e algumas enzimas que iniciam o processo transformando em moléculas menores”, ressalta Taís.
Por onde começar
O passo inicial para um sorriso perfeito, segundo a especialista, é a limpeza de tártaros, seguida de clareamento, restaurações e o preparo para as facetas. “Este caso é para quem deseja um sorriso proporcional e claro, e os dentes naturais não são, se desgastaram ou ‘envelheceram’, e não conseguem mais clarear”, explica.
Por estar em evidência, um simples clareamento já pode fazer a diferença no sorriso. Facetas de porcelana e lentes de contato também são procedimentos procurados, pois transformam o sorriso sendo minimamente invasivos. Correção ortodôntica, procedimentos para retificar a gengiva retraída ou em excesso também colaboram para a saúde bucal e estética. “A aparência da gengiva precisa ser rosada — e não vermelha — com aspecto rugoso, como uma casca de laranja e não lisa, bem como não sangrar com facilidade. Se está vermelha é sinal de inflamação. Além disso, não pode ter excesso de restauração, para não acumular placa bacteriana”, orienta.
Cuidados
A prevenção básica começa com a escovação correta e o uso de fio dental diariamente. A cirurgiã-dentista sugere também evitar alimentos pegajosos que grudam nos dentes e são difíceis de limpar, como biscoitos, caramelos e salgadinhos. “Também não é indicado ingerir alimentos ácidos, ou se ingeri-los, fazer bochecho com água logo em seguida. Até a respiração pode influenciar na saúde bucal, a respiração deve ser nasal e evitar respirar pela boca”, pontua.
Os lábios completam o conjunto de dentes e gengiva bem cuidados para um sorriso perfeito. De acordo com Taís, eles devem estar sempre hidratados e protegidos do sol para evitar queimaduras solares. “Deve-se evitar consumo de limão e cigarros que também são prejudiciais”, arremata.
A Odontogalerie é uma clínica odontológica especializada em tratamentos clínicos, estéticos, periodontais, cirurgias de enxertos, bucomaxilofaciais, implantes, extrações, tratamento de canal, próteses e ortodôntico.