Neste fina de semana (3 e 4) duas praias estão impróprias para banho na cidade de João Pessoa. Todas as demais áreas estão liberadas para os banhistas. Os trechos impróprios compreendem aos 100 metros à direita e à esquerda do ponto de coleta. Todo o restante da praia é considerado apto para o banho de mar, até que novos dados ou fatos justifiquem uma alteração dessa avaliação.
Um dos trechos impróprios fica na praia do Seixas, em frente as galerias de águas pluviais. Já o segundo trecho que deve ser evitado fica em Jacarapé/ Arraial do Sol. O trecho problemático fica na região em torno da desembocadura do Rio Cuiá.
A avaliação é realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e divulgada semanalmente. O documento é emitido pela Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA) Autarquia e classifica a qualidade da água ao longo do litoral paraibano.
As amostras são coletadas em pontos previamente definidos que foram selecionados por estarem sujeitos a condições e fatores que podem afetar a qualidade da água naqueles locais, assegurando um monitoramento abrangente e confiável.
O relatório de balneabilidade é divulgado pela Sudema, após análises bacteriológicas das amostras coletadas realizadas na própria sede do órgão. O material é colhido pelo corpo técnico da autarquia seguindo as recomendações do Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras.