João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 33.04ºC
IBOVESPA 145111.46
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Veja votos da bancada paraibana na urgência do projeto de anistia aprovada pela Câmara
18/09/2025 / 10:35
Compartilhe:
Veja votos da bancada paraibana na urgência do projeto de anistia a golpistas aprovada pela Câmara – Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17/9), o requerimento de urgência para a tramitação do Projeto de Lei 2162/2023, que trata da anistia a pessoas envolvidas em manifestações ocorridas após o segundo turno das eleições de 2022, incluindo os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A votação teve 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções.

Com a urgência aprovada, o texto poderá ser votado diretamente em plenário, sem passar antes pelas comissões. O relator do projeto deve ser definido nesta quinta-feira (18).

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

Como votaram os paraibanos

A maioria da bancada federal da Paraíba apoiou a urgência da proposta. Votaram a favor:

  • Aguinaldo Ribeiro (PP)
  • Cabo Gilberto (PL)
  • Mersinho Lucena (PP)
  • Romero Rodrigues (Podemos)
  • Ruy Carneiro (Podemos)
  • Wellington Roberto (PL)
  • Wilson Santiago (Republicanos)

Votaram contra:

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se absteve da votação. O deputado Murilo Galdino não participou.

Texto ainda será construído

O projeto é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e prevê anistia “aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei”. Aliados de Jair Bolsonaro defendem que o perdão alcance também o ex-presidente, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou que a intenção é “buscar um texto que traga pacificação para o país” e contemple “o respeito às instituições e as condições humanitárias” das pessoas envolvidas.

Próximos passos

A data de votação do projeto ainda não foi definida. Caso seja aprovado, o texto seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já declarou publicamente que vetaria uma proposta de anistia ampla. O Congresso, no entanto, pode derrubar eventual veto presidencial.

No Supremo Tribunal Federal, ministros já manifestaram posição contrária a um perdão para crimes contra a democracia.

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no último dia 13 mostrou que uma anistia a Bolsonaro é rejeitada por 54% dos brasileiros e apoiada por 39% da população.

+++ LEIA MAIS: