A família da cantora Preta Gil confirmou, nesta segunda-feira (21/7), que o velório da artista será realizado no Rio de Janeiro, cidade onde ela morava, e será aberto ao público. No entanto, ainda não há data definida para a repatriação do corpo, que permanece nos Estados Unidos.
Preta Gil faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, após complicações decorrentes de um câncer no intestino. Ela passou mal dentro de uma ambulância, a caminho do aeroporto, quando se preparava para retornar ao Brasil.
Flora Gil, madrasta da cantora e esposa de Gilberto Gil, e Francisco Gil, filho de Preta, permanecem nos Estados Unidos acompanhando os trâmites legais para o translado do corpo.
A assessoria de Gil já havia adiantado, na tarde desta segunda-feira, que a cerimônia deve ocorrer no Rio e que um dos desejos da artista era realizar um cortejo em trio elétrico, relembrando os desfiles do “Bloco da Preta”, que já arrastou mais de 700 mil foliões pelas ruas da capital fluminense.
A notícia da morte de Preta Gil foi compartilhada por familiares em comunicado divulgado nas redes sociais oficiais da artista:
“Nossa amada Preta Gil deixará saudades. Pretinha partiu na tarde do último domingo, 20 de julho, após um longo e corajoso tratamento contra o câncer. Neste momento, ainda não há previsão para a repatriação do corpo ao Brasil. O velório será realizado na cidade do Rio de Janeiro, familiares, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens. Assim que houver definição sobre data, horário e local, divulgaremos por aqui. Agradecemos, mais uma vez, todo o carinho, respeito e compreensão de todos.”