João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 28.56ºC
IBOVESPA 124196.18
Euro 5.5831
Dólar 5.2417
Peso 0.006
Yuan 0.7241
Venda de carros novos no Brasil segue em queda e motos conquistam espaço
03/05/2022 / 14:34
Compartilhe:

Abril terminou como mais um mês de queda nas vendas de veículos novos no Brasil. Segundo o balanço divulgado nesta terça-feira (3) pela Fenabrave, a associação das concessionárias, foram vendidos 136.341 automóveis e comerciais leves em todo o país. O número é 16,8% menor que o registrado no mesmo período de 2021, quando foram emplacadas 163.867 unidades.

No acumulado do ano, o tombo nas vendas é de 22,8%. Entre janeiro e abril foram vendidas 510.846 unidades, cerca de 150 mil a menos que no primeiro quadrimestre do ano passado. Caso o ritmo se mantenha, 2022 pode terminar com os emplacamentos na casa dos dois milhões de veículos. Como alento, o resultado de abril foi melhor que o de março. Mas a alta foi pouco expressiva, de 1,1%. É preciso considerar que abril foi um mês com dois feriados longos.

Motos conquistam espaço

Foto: Divulgação

Se a venda de carros e comerciais leves está caindo, o mercado de motos comemora bons resultados. Ao todo, foram emplacadas 107.737 motocicletas. O número é inferior ao registrado em março, mas representa alta de 13,8% em relação a abril de 2021.

Entre janeiro e abril foram vendidas 382.497 motos – 27,4% a mais do que no quadrimestre equivalente do ano passado.

Dessa forma, a participação das motos no mercado brasileiro cresceu e já encosta na de automóveis e comerciais leves. Elas representam atualmente 38,4% das vendas, contra 41,1% dos motorizados de quatro rodas.

Como comparação, em 2021, os percentuais eram de 28% e 49,2%, respectivamente.

Marcas e modelos

Foto: Divulgação

Em abril, a Fiat Strada foi o veículo mais vendido do Brasil. A picape compacta teve 7.983 unidades emplacadas, aumentando a liderança no acumulado. Entre os carros de passeio, a ponta ficou com o Hyundai HB20, com 6.502 exemplares. O modelo se prepara para uma reestilização e já foi visto rodando em testes em Sergipe.

Entre as marcas, a Fiat segue dominando o mercado brasileiro. Em abril, cinco dos dez modelos mais vendidos foram da marca italiana. Além da líder Strada, Mobi, Pulse, Argo e Toro figuraram no ranking.

Já a Volkswagen, que enfrenta problemas de produção em suas fábricas, colocou apenas o T-Cross no top 10. O SUV compacto foi exatamente o décimo colocado. Dessa forma, a VW segue fora do simbólico pódio das fabricantes mais populares do país.

No acumulado de janeiro a abril, a Fiat lidera com 22,2% de participação, seguida por Chevrolet (14%), Toyota (11,1%), Hyundai (10,7%) e Volkswagen (9,2%).