João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 24.41ºC
IBOVESPA 119298.67
Euro 6.2305
Dólar 6.0559
Peso 0.0058
Yuan 0.8252
Vendas do varejo da Paraíba ficam entre as maiores altas do país
13/09/2024 / 15:39
Compartilhe:
Vendas do varejo da Paraíba crescem 18% em julho e registram 2º maior alta do país, revela IBGE – Foto: Tância Rêgo/Agência Brasil

As vendas do varejo paraibano expandiram 18% em julho sobre o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quinta-feira (12/9). Foi a segunda maior taxa de crescimento entre os 26 estados e o Distrito Industrial, que em julho foi liderada por Tocantins (18,1%), enquanto o país apresentou alta de 4,4%.

Na comparação com julho sobre junho, a Paraíba registrou alta de 3%, o terceiro maior crescimento do país, que apresentou alta média de 0,6%. As três maiores taxas neste indicador foram Tocantins (6,7%), Piauí (3,5%) e Paraíba (3%).

No acumulado de janeiro a julho deste ano, o volume de vendas do varejo paraibano já atingiu dois dígitos (10,9%), também ficando com a segunda maior taxa do país, liderada por Tocantins (17,2%). Já o país apresentou alta de 5,1% nos sete meses deste ano.

Cenário nacional

Em destaque no cenário nacional, a Pesquisa Mensal do IBGE registrou que a Paraíba, neste ano, já apresentou as maiores taxas do varejo em dois meses: fevereiro (19,6%) e junho (16,4%), enquanto nos meses de maio (14,9%) e julho (18%) o estado ficou com a 2ª maior taxa de crescimento.

Comércio

No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba também foi destaque nacional ao apresentar expansão de 20,3% em julho sobre o mesmo mês do ano passado, mantendo também 3ª maior taxa no indicador entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal, enquanto a média nacional ficou em 9,2%. Nos outros comparativos do comércio ampliado, a Paraíba registrou alta de 2,2% de julho sobre junho e, no acumulado dos sete meses deste ano, a alta chegou a dois dígitos (12,8%), bem acima das médias do país que registrou alta de 0,9% e de 8,4%, respectivamente.

Aquecimento na economia

Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, o resultado do varejo de julho reflete e confirma o resultado da projeção do PIB para este ano do estado, que terá alta de 6,8%, a maior do país. “Não é à toa que alguns economistas estão chamando a nossa Paraíba de ‘Onça do Brasil’ pelo pujante crescimento em alusão aos Tigres Asiáticos, pois no Brasil não temos tigre. Isso mostra que a roda da economia da Paraíba está girando com muito mais vigor e intensidade do que no resto do país. Se o Brasil está bem, a Paraíba está melhor este ano. Já geramos um saldo de mais de 11 mil empregos formais em sete meses, temos reduzido a taxa de desemprego e a renda está crescendo, fatores que favorecem as vendas do varejo”, frisou.

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.