João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 24.71ºC
IBOVESPA 129036.1
Euro 6.0716
Dólar 5.7983
Peso 0.0058
Yuan 0.7989
Veneziano se reúne com Ministro Alexandre Padilha para discutir recomposição de receitas para estados e municípios
21/09/2023 / 14:12
Compartilhe:

O Presidente em exercício do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve reunido nesta quarta-feira (20) com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O objetivo foi tratar da tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP136/2023), que prevê recomposição de perdas para estados e municípios. A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada e, agora, será apreciada no Senado.

O projeto garante a compensação de R$ 27 bilhões da União para estados e o Distrito Federal em razão do corte do ICMS incidente sobre combustíveis, feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no ano passado, no período pré-eleitoral. O desconto se manteve de junho a dezembro de 2022. Também prevê transferências ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) para recuperar perdas de 2023 em relação a 2022.

“Estivemos tratando sobre o Projeto de Lei Complementar que recompõe as perdas estaduais em relação à desoneração dos combustíveis do ano passado e sobre as previsões de recomposição de FPM dos Municípios”, declarou Veneziano, ao final do encontro.

O Senador paraibano disse que tratou com o Ministro Padilha, sobretudo, de estratégias para que a votação ocorra o mais breve possível, considerando a necessidade urgente de recomposição para os estados e municípios. “Essa matéria saiu da Câmara, está no Senado, e eu vim tratar sobre a mais breve apreciação do Senado, para que essa matéria, em sendo aprovada, já no início de outubro a gente possa ter as transferências”.