A líder da oposição da Venezuela, Maria Corina Machado, ganhou o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira (10). Segundo o Comitê Norueguês, ela foi laureada “pelo trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
“Como líder do movimento pela democracia na Venezuela, María Corina Machado é um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”, disse o presidente do comitê, Jørgen Watne Frydnes, em Oslo.
Maria Corina Machado foi candidata nas eleições de 2024, mas o regime de Nicolás Maduro impediu sua participação. Ela então apoiou o opositor Edmundo González Urrutia.
Vivendo na clandestinidade desde as eleições de 28 de julho, Maria foi detida após participar de um protesto contra o governo, na véspera da posse de Maduro, em 10 de janeiro.
O Prêmio Nobel da Paz, avaliado em 11 milhões de coroas suecas, é entregue em Oslo em 10 de dezembro, aniversário da morte do industrial sueco Alfred Nobel, que fundou a premiação em seu testamento de 1895.