O constante clima tropical paraibano favorece a apreciação de uma das mais tradicionais sobremesas geladas, o sorvete. Sobretudo, quando se trata de um gelato italiano de qualidade e que provoca sensações de texturas e sabores inesquecíveis.
Com a leveza e complexidade do sorvete de tradição europeia, há quem pense que a Gelateria Amore di Latte é genuinamente italiana. Mas a empresa, na verdade, produz o gelato há mais de 10 anos na capital paraibana, sob a coordenação das empresárias Mariana e Manuela Maia.
Um dos segredos da riqueza de sabores da Amore di Latte é o cuidado na fabricação do produto. “É um balanceamento de tipos de açúcares, de gordura. A gente não usa um tipo de açúcar só. O sorvete que usa um só tipo de açúcar é um sorvete pobre, de baixa qualidade. Para um sorvete ser gostoso, ele precisa ter quatro, às vezes cinco, tipos de açúcares”, explica Mariana.
Sua expertise na gastronomia desse segmento veio através de constantes formações e aperfeiçoamentos, destacadamente os internacionais. A empresária, preocupada em oferecer o melhor produto, viaja com frequência à Itália para realizar cursos em escolas tradicionais ou trazer os melhores insumos para os sorvetes.
Um dos mais pedidos, o sabor Doce de Leite Argentino, é feito com o verdadeiro doce fabricado na Argentina, um dos países que também são referência na produção de sorvete. Mariana explica que, seguindo a técnica italiana, o gelato de Doce de Leite que ela fabrica não tem o “puxa-puxa” encontrado no latinoamericano.
Outro diferencial da Amore di Latte é o gelato sabor Cremino. “O meu preferido”, diz a empresária. Trata-se de uma releitura brasileira, desenvolvida por ela, que agrega nocciola (avelã) importado e brigadeiro de nutella. É um dos mais populares entre os clientes da gelateria.
Alinhado ao paladar mais exigente dos paraibanos e turistas que provam o sorvete de tradição italiana fabricado aqui, Mariana pôs em prática outros melhoramentos. A inclusão de recheios, por exemplo, não existe nos gelatos da Itália.
A vitrine de exposição dos sabores é de fazer salivar até os mais resistentes à sobremesa gelada. Essa é, inclusive, mais uma preocupação das empresárias Mariana e Manuela Maia. Elas utilizam toda a decoração com produtos comestíveis, o que não é comum por ser um trabalho delicado.
Atualmente, a Amore Di Latte tem cinco lojas, sendo quatro em João Pessoa (Bessa, Cabo Branco, Praia de Manaíra e Manaíra Shopping) e uma em Campina Grande.
A curiosidade é que, os pedidos feitos na loja do shopping são bem diferentes dos das unidades da praia. Enquanto no ambiente fechado a preferência é pelos lácteos e de chocolate, na praia os clientes preferem os de fruta. “Me adapto comercialmente ao que o cliente quer”, diz Mariana.
Mariana e Manuela, que são engenheira e contadora por formação, respectivamente, começaram no ramo do sorvete com outras marcas nacionalmente conhecidas. Chegaram a trabalhar como revendedoras dos produtos mais populares, os sorvetes softs, em quiosques de um shopping no Centro de João Pessoa.
Algum tempo depois, criaram a marca Yupi Gelateria, que trouxe o primeiro gelato verdadeiramente italiano para João Pessoa, após diversos cursos no Brasil e na Itália. A Federazione Italiana Cuochi e o Centro Europeu, em Curitiba, foram algumas das instituições.
Em 2012, fizeram o sorvete de chocolate ganhador do primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Gelateria e obtiveram o segundo lugar geral no campeonato.
Após os diplomas de grau avançado em reconhecidos cursos internacionais de Gelato Italiano, as irmãs e sócias inauguraram a Amore di Latte, em 2013. A abertura das demais unidades e a participação em eventos de grande relevância em outros países seguiram como consequência da dedicação e paixão pela fabricação dos sorvetes.
Em alguns dias, Mariana e Manuela irão, mais uma vez, à Sigep, a maior feira do mundo em produtos e equipamentos para produção de gelato, em Rimini, na Itália. Lá, farão mais cursos e trarão as últimas novidades do ramo.
Há pouco mais de um mês, foi inaugurada a unidade do Bessa, uma loja conceito em comemoração aos 10 anos da marca.