Durante discurso na Câmara Municipal, na sessão desta segunda-feira (14),o vereador Antônio Garcia (União Brasil), de Apucarana no Paraná, afirmou que o povo nordestino não gosta “muito de trabalhar”. A declaração foi repudiada por vereadores presentes na Câmara.
A fala aconteceu durante as justificativas de voto sobre um projeto que torna a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo utilidade pública para o estado. Ao dar parecer favorável ao texto que valoriza a cultura regional, Garcia afirmou:
”Dizer que é um projeto tão importante que o pessoal sai daqui e vai para o Nordeste. No Nordeste, o pessoal não gosta muito de trabalhar, uma parte lá, não todos. Não vamos abranger todos não. Mas daí tem o turismo do Nordeste, as águas do Nordeste. ”
Devido a repercussão negativa, Antônio Garcia tentou se redimir e justificar o que havia dito:
”A gente fala de um jeito e a pessoa interpreta de outro. Pra quem sabe ler, um pingo é letra. Eu não desfiz de pessoas do Nordeste. Só dei um exemplo. E se a pessoa faz de conta que não entendeu, azar o dela. Eu jamais discriminei as pessoas de lá. Só dei um exemplo.”