João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 24.06ºC
IBOVESPA 135118.22
Euro 6.1498
Dólar 5.5521
Peso 0.0058
Yuan 0.7827
Viagem na terceira idade: dicas importantes para turistas seniores
01/12/2022 / 14:30
Compartilhe:

Viajar na terceira idade é ótimo para ter um descanso merecido, mas para isso é importante se proteger e evitar problemas

 

A vida pode passar rápido. Em geral, as pessoas passam a maior parte do seu tempo ocupadas e, só depois que se aposentam, é que aproveitam para realizar seus sonhos, como fazer aquela bela viagem.

No entanto, viajar na terceira idade pode ser um desafio por vários motivos. Assim, é importante se precaver, adquirir um seguro viagem e buscar opções de transporte e destino que, de fato, tragam conforto para você aproveitar o merecido descanso.

Por isso, preparamos esse guia com dicas importantes para turistas seniores poderem realizar a viagem dos sonhos com toda segurança, conforto e bastante diversão, afinal, todos merecem aproveitar o que há de melhor. Confira.

 

Destinos favoráveis para idosos 

Para os turistas na terceira idade, o ideal é buscar destinos com condições de ambientes mais amenas, ou seja, evitar países onde o calor é muito alto ou o frio é muito severo é um bom começo na hora de escolher para onde ir.

Também é importante considerar outros fatores, como tempo de estadia, custos envolvidos e assistências em geral, para que você possa aproveitar os passeios sem precisar de correria, tendo intervalos para descansar e recuperar as energias.

Outro ponto a ser considerado por turistas seniores vai depender da quantidade de pessoas envolvidas, pois se for uma viagem em família, é importante escolher destinos que tenham atividades que contemplem as variadas idades dos viajantes.

 

Vantagens de cruzeiros 

Para integrantes da terceira idade, os cruzeiros podem ser uma ótima opção, pois geralmente esses pacotes oferecem muito conforto a bordo da embarcação e também paradas em pontos turísticos para o viajante conhecer.

A infraestrutura de um bom cruzeiro tem tudo que um turista sênior precisa em termos de conforto, segurança, entretenimento e até assistência médica, caso seja necessário.

Mesmo assim, caso opte por conhecer um novo destino por meio de um cruzeiro, é importante ter um seguro viagem para garantir assistência em quaisquer outros contratempos que possam vir a acontecer.

 

Dicas práticas para viagem mais segura

As dicas em si começam antes mesmo da viagem, pois o planejamento é fundamental para o sucesso da empreitada, uma vez que na terceira idade é normal necessitar de cuidados específicos.

Algumas coisas simples, como tomar uma medicação, pode ser um problema se você não tiver as devidas autorizações para levá-la com você ou mesmo para tentar comprar o remédio em outro país, e é justamente por isso que um seguro viagem não pode faltar.

 

Tenha um checklist

Como são necessários muitos detalhes em uma viagem, especialmente se ela for internacional, é importante ter listas de tudo o que precisa, como quais documentações serão necessárias, verificar se todos medicamentos podem ser levados e se estão abastecidos, entre outras coisas.

 

Atenção à segurança

Na viagem em si, tenha sempre muito cuidado com seus pertences, pois, em geral, viajantes seniores tendem a ser alvos preferenciais de malfeitores. Por isso, se possível, viaje em grupos ou sempre com um guia para evitar maiores riscos.

 

Conforto e hidratação

Opte por usar roupas confortáveis durante a viagem, desde que sejam adequadas ao ambiente local. Então, se tiver calor, escolha roupas leves e, se tiver mais frio, prefira agasalhos com a proteção necessária.

Não se esqueça de beber água para evitar desidratação, que é um grande problema. De preferência, ande com a sua garrafa sempre bem abastecida e procure se alimentar bem, levando lanches consigo para beliscar durante os passeios.

 

Aproveite promoções exclusivas e excursões

Hoje em dia é possível encontrar pacotes de viagem exclusivos para terceira idade, com boas promoções e condições de pagamento mais em conta, além de opções como excursões em grupo. Esse segundo modelo pode ser uma alternativa para quem não quer viajar sozinho, sendo uma maneira segura e muito divertida de conhecer novos lugares e novas pessoas.