Após a ligação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump nesta segunda-feira (6), o vice-presidente Geraldo Alckmin expressou otimismo em relação à revisão da sobretaxa de 40% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros. Alckmin destacou que a conversa foi “melhor do que esperávamos” e que o Brasil está disposto ao diálogo e à negociação. Durante a ligação, Lula solicitou a retirada da sobretaxa e ressaltou que o Brasil mantém uma relação comercial superavitária com os Estados Unidos.
Alckmin também mencionou que Trump designará o secretário de Estado, Marco Rubio, para conduzir as negociações com os ministros brasileiros, incluindo ele mesmo, Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda). Além disso, Lula abordou as sanções impostas pelos EUA a autoridades brasileiras, afirmando que “não são justas” e que deveriam ser rediscutidas.
Essas sanções, que incluem o bloqueio de bens e a suspensão de vistos, atingem figuras como o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane. O vice-presidente reiterou que a conversa foi longa e proveitosa, com a expectativa de um avanço nas tratativas que beneficiem ambos os países.
A relação entre Brasil e EUA está sob atenção, especialmente após a pressão de Trump para o fim dos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, apesar disso, foi condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado. O governo brasileiro aguarda desdobramentos nas negociações e na revisão das tarifas.