João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 23.57ºC
IBOVESPA 121407.33
Euro 5.762
Dólar 5.3016
Peso 0.0059
Yuan 0.7318
Vicio em jogos online: problema cresce em nossa sociedade, veja sintomas e tratamento!
28/02/2023 / 18:22
Compartilhe:

Nos dias de hoje, o vício em jogos online é um problema crescente na sociedade moderna que tem preocupado especialistas em saúde mental. Com a popularidade dos jogos online e a facilidade de acesso através da internet, muitas pessoas desenvolvem um vício nessa atividade, que pode ter consequências negativas para suas vidas pessoais, profissionais e sociais. Neste texto, vamos discutir as causas, sintomas e tratamento do vício em jogos online.

Causas do vício em jogos online

O vício em jogos online pode ter várias causas. Para algumas pessoas, o jogo é uma forma de escapar da realidade, uma maneira de lidar com o estresse, a ansiedade ou a depressão. Para outros, pode ser um vício comportamental, uma busca por recompensas imediatas e gratificação instantânea. Alguns jogadores podem desenvolver uma dependência emocional dos jogos online, procurando a aceitação e o reconhecimento dos outros jogadores. Existe também o fato de que alguns jogos como fortnite, free fire, winmi, pubg e outros criarem sistemas de recompensa que acabam fazendo com que a pessoa fique mais propensa a se viciar.

Sintomas do vício em jogos online

As causas desse problema, bem como os sintomas apresentados podem variar de pessoa para pessoa, mas existem alguns sinais comuns que podem indicar que alguém está sofrendo com esse problema. Os jogadores viciados podem passar longas horas jogando, muitas vezes negligenciando outras atividades importantes, como o trabalho, os estudos, a família ou os amigos. Eles podem sentir uma forte ansiedade ou irritabilidade quando não estão jogando, e podem ter dificuldade em parar de jogar mesmo quando sabem que precisam.

Outros sintomas comuns incluem:

  • falta de sono, perda de apetite, problemas de saúde física e mental,
  • baixo desempenho no trabalho ou na escola,
  • problemas financeiros devido a gastos excessivos com jogos online.

Além disso, os jogadores viciados podem ter dificuldade em se concentrar em outras atividades, perder o interesse em hobbies antigos e sentir um isolamento social devido ao tempo excessivo gasto jogando.

Tratamento para o vício em jogos online

O tratamento para este problema pode variar dependendo da gravidade do problema e das necessidades individuais do paciente. No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a combater o vício e a promover a recuperação.

A primeira coisa a fazer é reconhecer que se tem um problema e procurar ajuda profissional. Isso pode incluir terapia individual ou em grupo, bem como clínicas de reabilitação em minas gerais. Um psicólogo ou terapeuta pode ajudar a identificar as causas subjacentes do vício e trabalhar com o paciente para desenvolver estratégias para lidar com esses problemas. Além disso, a terapia pode ajudar a promover mudanças comportamentais saudáveis, como estabelecer limites no tempo de jogo, aprender a lidar com o estresse e a ansiedade, e desenvolver hobbies e interesses alternativos.

Considerações finais

Outra estratégia importante é o apoio da família e dos amigos. Isso pode incluir conversas abertas e honestas sobre o problema, bem como o fornecimento de incentivos e recompensas para o paciente que está tentando mudar seus hábitos de jogo. Além disso, é importante garantir um ambiente de suporte e estímulo, onde o paciente possa sentir-se seguro e apoio

Por fim já abordamos também em outro artigo sobre a regulamentação das plataformas digitais, leia e fique por dentro!

Sugestões de novos artigos ou temas, podem deixar nos comentários