O economista e paraibano Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente da Caixa Econômica Federal, foi homenageado na tarde hoje, 14, com a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
A solenidade ocorreu no plenário da Casa por iniciativa do deputado estadual João Gonçalves. A homenagem reconheceu as ações meritórias de Vieira no exercício do múnus público e seu protagonismo em iniciativas voltadas ao desenvolvimento da Paraíba.
Carlos Vieira, natural de Lagoa de Dentro, possuía sólida formação acadêmica, com mestrado em Finanças pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, pós-graduações em Estratégias Empresariais e Comércio Exterior, graduação em Economia e Estudos Sociais, e, à época, cursava doutorado na Management School (IAE) da University of Bordeaux.
Servidor de carreira da Caixa por mais de 30 anos, Vieira também acumulou trajetória em cargos estratégicos: atuou como ministro interino das Cidades e Integração (2014–2015), secretário-executivo nos mesmos ministérios, diretor-presidente da FUNCEF e da Financeira BRB, além de presidir conselhos como os da CODEVASF, CBTU e TRENSURB.
Desde que assumiu a presidência da Caixa em 7 de novembro de 2023, Carlos Vieira vinha se destacando por promover uma gestão moderna e eficiente, alinhada a políticas nacionais de crescimento econômico e inclusão social, em consonância com o governo federal.