João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 20.89ºC
IBOVESPA 119630.44
Euro 5.7882
Dólar 5.441
Peso 0.006
Yuan 0.7499
VIDEO | Da Ponta do Seixas ao artesanato paraibano; veja a apresentação da Dragões da Real sobre JP em São Paulo
19/02/2023 / 17:39
Compartilhe:

Com o tema ‘Paraíso Paraibano – João Pessoa, A Porta do Sol das Américas’, a Escola de Samba Dragões da Real homenageou a Capital da Paraíba, no começo da manhã deste domingo (19), encerrando o Desfile no Sambódromo de São Paulo. O samba-enredo ‘Voar, voar, voar’ exaltou, durante 61 minutos, a cultura e as belezas naturais da cidade onde o sol nasce primeiro, passando força e muita energia ao público presente no Anhembi.

A escola iniciou o desfile às 5h50 e nem a chuva que caía em São Paulo atrapalhou a entrada da Dragões da Real, que incendiou o sambódromo com o calor de João Pessoa. As cores da agremiação (vermelho, branco e preto), as mesmas da bandeira de João Pessoa, embelezaram os quatro carros alegóricos, 22 alas e as fantasias de seus 2.300 componentes.

Abrindo a passagem da escola, a Comissão de Frente apresentou ao público o tema ‘Rumo ao Paraíso Paraibano’, seguida do carro Abre Alas – A Porta do Sol das Américas. Ao longo do desfile, a escola destacou a diversidade cultural e a história da cidade através das alas, a exemplo da ala Folia de Rua, que homenageou o Carnaval de João Pessoa, com destaque para as Ala Ursas, a Quarta-Feira de Fogo e o bloco Muriçocas do Miramar, presentes nas fantasias dos integrantes da Bateria e do Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Veja vídeo:

 

As festas juninas, as quadrilhas, o xaxado e o forró, assim como as referências a São João, Santo Antônio e São Pedro também foram destaque no desfile, que levou para a avenida o carro Força, Fé e Tradição, com 90 pessoas. A escola de samba ainda destacou outros pontos como as matas, através da ala Verde é a Esperança; o nascer do Sol, com a ala Astro-Rei; a agricultura com a Ala Sabores; e finalizando o desfile com a ala Gente Arretada e Feliz, ressaltando uma das características mais marcante do povo de João Pessoa. O evento contou com transmissão ao vivo da TV Globo.

 

A Dragões da Real está no grupo especial do carnaval paulistano desde 2012 e já foi vice-campeã duas vezes: em 2017 e 2019. Em 2023, a escola tentará chegar ao título inédito com um enredo sobre João Pessoa. A apuração dos votos acontecerá no próxima terça-feira (21).