O ator Matheus Nachtergaele foi homenageado na manhã desta quarta-feira (22) pela Assembleia Legislativa da Paraíba, recebendo a Medalha Augusto dos Anjos, uma das maiores honrarias culturais do Estado.
Durante a cerimônia, o intérprete de João Grilo no clássico O Auto da Compadecida emocionou na entrevista coletiva ao relembrar com bom humor os dias em que passou em Cabaceiras, cenário do filme que se tornou símbolo do cinema nacional.
“Muitas [lembranças], todas! Até um burrinho eu tive em Cabaceiras”, contou, arrancando risadas da plateia. “A gente estava na cidade, hospedado, o Selton e eu, e um cara veio me oferecer um burrinho pra ir até o set. Eu disse: ‘Não sei se tenho dinheiro pra alugar um burro’. Aí ele respondeu: ‘É um’. Eu perguntei: ‘Um real por dia?’ E ele disse: ‘Não, é um tudo’”, brincou o ator.
A entrega da medalha reconhece a contribuição de Nachtergaele à cultura brasileira e à projeção da Paraíba no cenário audiovisual, especialmente por sua atuação em uma das obras mais queridas do país.
Cabaceiras, conhecida como “Roliúde Nordestina”, segue viva na memória e no coração de João Grilo.