O candidato ao governo do Estado Nilvan Ferreira (PL) e o governador João Azevedo (PSB), protagonizaram durante a semana passada em Cajazeiras um debate acalorado sobre a não concretização do terceiro eixo da transposição do Rio São Francisco via Rio Piancó.
Durante debate promovido pelo portal Diário do Sertão, Azevedo disse que a obra não avançou porque fora enterrada dentro do Ministério de Desenvolvimento Regional.
Em sua resposta, Nilvan Ferreira lembrou que o então senador José Maranhão (MDB) pegou todas as suas emendas do ano de 2020 e colocou para a obra.
“A Paraiba não viu o senhor cuidar de absolutamente de nada dessa obra, João. O senhor é governador que conseguiu deixar praticamente metade da Paraiba com sede”, bradou.
Nilvan recomendou o governador fazer campanha em Belém afirmando que lá voltou o carro-pipa e a lata d’água na cabeça pois as obras da adutora Transparaíba que poderia resolver o problema no Curimataú e Seridó estão paradas desde a campanha de 2018. “Tem um monte de canos no meio da rua e o senhor botou um trator velho para começar de novo a obra por conta do período eleitoral”, frisou.
Nilvan lembrou que de São José de Piranhas a Monteiro não tem uma pessoa bebendo água porque o atual governo foi inoperante, não preparou a Paraiba para construir adutoras para distribuir as aguas do São Francisco.
No contraponto, o governador João Azevedo elevou o tom da fala:
“Eu não sei se é desconhecimento ou ma fé, mas a obra do terceiro eixo é de responsabilidade do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e que o governo federal não fez certamente porque não gosta dos nordestinos”, pontuou.
Segundo João, já existem mais de um milhão de pessoas na Paraíba sendo beneficiadas com águas da transposição do rio São Francisco.
“É preciso se informar, é preciso jogar com a verdade, é preciso a gente discutir aqui efetivamente as coisas como estão acontecendo. Essas coisas de criar factoides, inventar números, isso não funciona, vamos trabalhar com a verdade, é muito melhor, disse João .
Na tréplica, Nilvan Ferreira disse que todas as poucas obras hídricas do governo João Azevedo são feitas com recursos enviados pelo presidente Jair Bolsonaro.
“O senhor é um governador despreparado, inoperante, e o técnico mais incompetente que eu já conheci em toda a minha vida porque o senhor foi eleito com discurso de técnico e vai perder a campanha com a pecha de governador despreparado”, disse.
Faltando poucos minuto para encerramento da fala Nilvan encerrou o duelo dizendo:
“O senhor vai perder a eleição e ficar na história como o governador que deixou o povo da Paraiba com sede”.
Mesmo após o tempo encerrado, as imagens mostram os dois candidatos discutindo fora do ar.
Veja o video: