João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 27.31ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1707
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
(VÍDEO) No F5 | “Os municípios estão sufocados”, diz presidente da Famup sobre repasse de verbas pelo Governo Federal
09/08/2023 / 17:01
Compartilhe:

Em entrevista ao programa F5, na rádio Pop FM, nesta quarta-feira (9), o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, afirmou que as prefeituras não têm recebido verba devida pelo Governo Federal. 

“Estamos tendo uma dificuldade imensa, de valores, de recursos, que estão deixando de ser repassados. Principalmente de emendas, até impositivas. Emendas extra-orçamentárias e emendas especiais não estão vindo para os municípios. Cerca de 70% dessas emendas são para a área de Saúde e os municípios hoje estão sufocados porque têm que cobrir essa área”, disse George Coelho.

De acordo com ele, a diminuição nos preços dos alimentos e demais produtos também resulta na baixa arrecadação de impostos e, com isso, na redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Muita gente comemora quando tem deflação (…) mas em compensação, os impostos, a tendência é diminuir, é parar de entrar”, explicou.

O impasse tem sido discutido entre os prefeitos municipais de todo o país e o Governo Federal. No entanto, o prazo inicial dado para a resolução do problema não foi cumprido. “ O ministro Padilha [das Relações Institucionais] disse que até agosto seria regularizado todas as emendas, toda essa transferência que era direito dos municípios, e até agora o Governo Federal não fez”, reclamou Coelho.

Assista:

Veja a entrevista completa no canal do F5 no YouTube: