O mundo tem assistido, há cerca de dez dias, ao mais violento conflito dos últimos tempos entre Israel e Hamas, no Oriente Médio. Para entender um pouco mais sobre a disputa de territórios, as questões religiosas e políticas que envolvem a guerra, o programa F5 desta terça-feira (17) recebeu a professora de Direito Internacional Ana Carolina Gondim.
Doutora em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Paraíba e professora da Faculdade de Ensino Superior da Paraíba, Ana Carolina pontuou as violações de direitos humanos que estão ocorrendo no atual conflito, das duas partes.
“Claro que os atos do Hamas são terroristas. Agora, o Estado de Israel, historicamente, desobedece várias regras e vários tratados internacionais, inclusive os tratados de Oslo, com os assentamentos ilegais na Cisjordânia. Já há, inclusive, posicionamentos da ONU com relação a isso”, explicou a professora.
Ana Carolina avalia que esse é um conflito complexo e que não há solução definitiva para breve: “Se a política do Hamas é uma política extremista, que dá as costas ao diálogo, a política do Netanyahu é também. Inclusive, o governo Netanyahu passa por uma crise sem precedentes na história do Estado Israelense (…) Quando as duas partes não estão dispostas ao diálogo, é muito difícil. E, no final das contas, quem paga são os civis. Os civis israelenses e os civis palestinos. Sobretudo, agora, os civis palestinos”.
Assista:
Ver essa foto no Instagram
Veja a entrevista completa no canal do F5 no YouTube: