A Prefeitura de João Pessoa divulgou na tarde desta quinta-feira (31) a estrutura da força-tarefa para garantir a segurança, organização e serviços durante o show de Roberto Carlos em comemoração aos 440 anos da capital, que será realizado no Busto de Tamandaré e na Avenida Cabo Branco, na próxima terça (5). A operação envolve órgãos municipais e estaduais, com ações voltadas para mobilidade, saúde, limpeza urbana, turismo e segurança pública.
A ação envolve mais de mil profissionais, viaturas, drones, ambulâncias e equipamentos de última geração para assegurar o bem-estar do público e o funcionamento dos serviços essenciais.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) escalou 100 agentes em três turnos, apoiados por 10 viaturas operacionais, 25 motocicletas e 6 bicicletas. O esquema de trânsito inclui:
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atuará com 29 profissionais, duas ambulâncias de Suporte Avançado (USA), duas de Suporte Básico (USB), quatro duplas de motolâncias, além de uma dupla Alfa e um Veículo de Intervenção Rápida (VIR).
O Corpo de Bombeiros reforçará o atendimento com ambulâncias, viaturas e guarda-vidas distribuídos ao longo da orla, prontos para situações emergenciais.
Para facilitar o acesso de moradores e hóspedes, a Secretaria de Turismo iniciou a distribuição do adesivo “Trânsito Livre”, entre os dias 1º e 5 de agosto, em pontos fixos no Centro Adaptado de Atendimento ao Turista (Cabo Branco) e Centro de Atendimento ao Turista (Tambaú).
Além disso, um ponto móvel funcionará em uma van no Busto de Tamandaré nos dias 3 e 4 de agosto. Para a retirada, é necessário apresentar:
Cada residência ou unidade hoteleira tem direito a um único adesivo, que deve ser afixado no para-brisa dianteiro do veículo.
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) escalou 300 agentes, três caminhões compactadores, uma varredora mecanizada e uma saneadora de areia para manter a limpeza antes, durante e após o evento.
O Projeto Recicla João Pessoa, desenvolvido em parceria com a Semam e o Ministério Público da Paraíba, também será ativado. A iniciativa contará com seis pontos de entrega voluntária (PEVs), 70 agentes de coleta seletiva e a participação de três associações (Ascare-JP, Acordo Verde e Tribo de Judá).
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) cadastrou 226 ambulantes para atuar no polo do Busto de Tamandaré, garantindo organização do comércio.
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) será responsável pelo monitoramento de som e pela execução do projeto de reciclagem.
A operação de segurança envolve a Guarda Municipal, com 100 agentes, seis viaturas, sete motos, uma van para apoio logístico e um ônibus de videomonitoramento com drones. A partir das 19h, as equipes intensificam a vigilância e o apoio aos demais órgãos.
O Governo do Estado também atuará com um grande contingente:
Todo o controle será coordenado a partir do Centro Integrado de Comando e Controle, garantindo resposta rápida a qualquer ocorrência.