A Vigilância Sanitária de João Pessoa realizou uma ação de fiscalização em 78 hotéis e 101 restaurantes da capital durante os meses de junho e julho deste ano. A ação teve como objetivo monitorar e preparar os serviços mais procurados pela população e turistas durante o período de férias escolares.
Dos restaurantes fiscalizados, todos receberam notificações e dois deles foram interditados devido, principalmente, às condições higiênico-sanitárias inadequadas. “Eles não estavam prontos para receber os clientes. Também encontramos vetores presentes e produtos vencidos”, afirmou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa.
Os hotéis visitados foram aqueles que não estavam em conformidade com as normas da Vigilância Sanitária no quesito documentação. Todos esses hotéis receberam notificações para regularizar sua situação em um prazo de 48 horas. Nenhum deles foi interditado, apenas notificados, e passarão por inspeção assim que regularizarem seus licenciamentos.
Os estabelecimentos notificados têm um prazo para se adequarem às regras sanitárias. Se não cumprirem, podem ser autuados e/ou multados. Os que foram interditados só podem reabrir após se readequarem. “Todos já reabriram, pois cumpriram os requisitos necessários”, ressaltou a diretora de Vigilância em Saúde.
A atuação da Vigilância Sanitária abrange diversos campos, desde a área sanitária até aspectos como saneamento, educação e segurança. Suas ações incluem aspectos educativos, normativos, fiscalizadores e, em última instância, punitivos.
Entidades que representam as categorias alvos das ações da vigilância sanitária disseram, em nota, que defendem as fiscalizações e constantemente realizam orientação para que a legislação vigente seja cumprida pelos estabelecimentos.