João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 22.48ºC
IBOVESPA 127122.25
Euro 5.5346
Dólar 5.1109
Peso 0.0059
Yuan 0.7058
Vinesse Wine and Living: A Síntese do Intimismo e da exclusividade nas Brumas de Bananeiras pelo traço do Arquiteto
22/09/2023 / 10:45
Compartilhe:

A história de Paulo Macedo com Bananeiras tem início quando seu filho mais novo tinha 8 anos de idade. Ele e sua esposa queriam proporcionar para o pequeno uma infância com mais contato com a natureza, além de mais liberdade para brincar na rua, na chuva, enfim, uma vivência feliz. Alugaram, então, uma casa no Brejo paraibano por um curto tempo, mas que se estendeu por meses e meses. Macedo conta que seu filho amou as temporadas vividas em Bananeiras, de onde a família traz até hoje memórias e experiências  inesquecíveis.

Além disso, os Macedo também se apaixonaram pelas pessoas da cidade; amáveis e prestativas, foram, pouco a pouco, cativando a todos e, somado a isso, iam descobrindo o quanto a cidade é pitoresca, linda em seus recantos e edifícios que por si só já contam tantas histórias. Tudo brilhava aos olhos da família do arquiteto.

Com o tempo e naturalmente, relembra Paulo Macedo, muitos empresários, foram descobrindo todo o potencial de Bananeiras, inclusive ele mesmo. A cidade atraiu toda a sorte de empreendedores e viu sua economia sendo fomentada com a chegada de novos restaurantes, hotéis, pousadas, festivais, entre tantos outros negócios, fazendo com que a indústria do turismo se consolidasse na região e, como não poderia deixar de ser, o setor imobiliário ganhou força e pujança.

Como arquiteto, nos conta Paulo Macedo, vislumbrei inúmeras possibilidades que foram surgindo: “Hoje, tenho orgulho e muita satisfação de, mais do que ter desenvolvido e assinado vários projetos na cidade, ver que as interferências que eu e minha equipe propusemos foram aceitas e até mesmo reconhecidas. Nos dá muita alegria e prazer chegar na cidade e ver o conceito de gentileza urbana sendo implantado até em empreendimentos que não são nossos, digamos assim. Isso mostra a influência do bem, do bem coletivo que muito me orgulha. Fomos laureados com reconhecimento da Câmara Municipal de Bananeiras, inclusive, distinção que guardo com muito carinho”.

Foram muitos anos de observação na região até chegarmos ao desenvolvimento do empreendimento Vinesse Wine and Living, implantado na parte alta de Bananeiras, segundo Paulo Macedo “onde a bruma desce espessa e cria uma atmosfera de aconchego” e onde a gentileza urbana não economizou espaço. Ele nos conta que ao visitar o terreno, foi amor à primeira vista, literalmente, pois seu olhar espacial de arquiteto já de pronto imaginou que ali caberia algo muito especial, intimista e inovador.

A partir daí, juntar amigos para essa nova empreitada não foi difícil já que, de acordo com Macedo, os atuais sócios do empreendimento (Sérgio Crispim, Glauco Morais e Alexandre Lucena) também se apaixonaram de imediato pelo lugar, cada um contribuindo, hoje,  com expertises diferentes e complementares para fazer acontecer o Vinesse Wine and Living.

Criando o próprio projeto

O processo criativo para algo próprio, de acordo com Paulo Macedo, leva o nível de expectativa e exigência para outro lugar. Ao mesmo tempo que é prazeroso demais, revela o arquiteto, porque podemos acessar ideias, conceitos, inovações e principalmente emoções, como é o caso do Vinesse em Bananeiras, por outro lado nos coloca frente a frente com nossos próprios desejos em relação ao projeto versus a viabilidade do empreendimento, e é nesse lugar, diferente de criar um projeto para terceiros, que nasceu o condomínio: “Quando criamos um projeto para um cliente, lidamos com os desejos do cliente versus a viabilidade do que ele pretende fazer. Não é uma questão de ser melhor nem pior, apenas diferente. Então, o Vinesse concentra as ideias, os desejos de um grupo de amigos especiais, sendo que eu contribui com minhas ideias e desejos do ponto de vista de projeto arquitetônico, envolto nas minhas emoções, observações e histórico com a cidade de Bananeiras”.

O ponto de partida para a criação do Vinesse, chamado de conceito mãe por Paulo Macedo, foi a mata nativa presente no terreno e ainda o desejo de ampliar a presença do verde, ressaltando ainda mais a exuberância natural do local. Para isso, a gentileza urbana frontal foi ampliada dos usuais quatro metros para 10 metros de recuo em todos os 500 metros da frente do terreno, onde será formado um verdadeiro bosque que será interligado e integrado à mata nativa para formar um cinturão verde no condomínio.

O Vinesse Wine and Living é um empreendimento composto por 149 lotes e 25 casas prontas, números que carregam, intrinsecamente, outro conceito do condomínio, o intimismo. Nesse sentido, o Vinesse é um produto muito especial, ressalta Paulo Macedo: “Quando pronto, o condomínio formará uma comunidade de poucos proprietários que poderão vivenciar experiências exclusivas, cuidadosamente planejadas para abraçar suas famílias”.

O arquiteto realça o fato de que, passado o portal de acesso de aproximadamente 100 metros, chega-se a um eixo monumental, ligando às ruas secundárias e até o clube. Nesse ponto, Paulo Macedo destaca que as ruas secundárias serão sem saída, o que diminui o fluxo de trânsito local, proporcionando mais segurança, principalmente para as crianças.

As áreas de convivência comuns aos condôminos são um “xodó” à parte para o arquiteto. Segundo ele, houve uma decisão muito acertada dos empreendedores de democratizar a melhor vista do terreno e, por isso, o clube e seu entorno foram implantados na área mais nobre, ao lado da mata nativa. Além disso, todos os equipamentos presentes serão elegantemente decorados e equipados, e utilizando os mesmos materiais das edificações do portal de entrada, lojas e nas 25 casas prontas.

Sobre os materiais, Paulo Macedo revela que optaram por utilizar muita madeira, revestimento em terracota, enfim, de bons fornecedores, buscando longevidade e baixo custo de manutenção, sem abrir mão do luxo simples, dentro do conceito de quiet luxury e explica:Tivemos um cuidado muito especial na especificação dos materiais, tanto que, junto com Patrícia e Bruna Lago, que assinam o paisagismo do condomínio, usamos os mesmos materiais no Espaço de Experiência Vinesse, onde funciona o estande de vendas do empreendimento Em Bananeiras, quase uma espécie de laboratório para vermos, na prática, ao vivo e à cores, o resultado parcial do que será o condomínio quando pronto. E adoramos o resultado!”

Village Vinesse

Implantado em uma parte do terreno que forma uma espécie de península (sic), o Village Vinesse é composto por 25 casas que serão entregues prontas, uma sub-célula do condomínio e que recebeu o mesmo esmero no desenvolvimento.

De acordo com Paulo Macedo, as casas de 178 m²  foram projetadas também para se adequar à demanda mercadológica de famílias que adoram se reunir e receber amigos, pois têm quatro suítes, sendo uma no andar térreo  – que atende, por exemplo, visitas ou pessoas de mais idade, e outras três no andar superior. Além disso, todas casas terão mais 144 m² de área livre privativa e implantação escalonada, o que diminui consideravelmente a intersecção entre as unidades, conferindo mais conforto, praticidade e privacidade.

O empreendimento Vinesse Wine and Living revela-se, portanto, como uma realização com um toque muito pessoal de Paulo Macedo, arquiteto reconhecido por assinar projetos de grande destaque na Paraíba e além fronteiras. Aqui, ele compartilha parte de sua jornada emocional ao criar algo único em Bananeiras, onde a natureza exuberante e a gentileza urbana se entrelaçam de forma harmoniosa, ou seja, o verdadeiro luxo, com uma visão de um ambiente íntimo e acolhedor e que guiou cada decisão de design e planejamento