João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Vistoria de veículos que fazem transporte escolar em João Pessoa começa nesta segunda (5)
05/01/2026 / 07:42
Compartilhe:
The current image has no alternative text. The file name is: whatsapp-image-2026-01-05-at-07-19-49
 Foto: Prefeitura de João Pessoa

A vistoria dos veículos que realizam transporte escolar em João Pessoa começa nesta segunda-feira (5). A inspeção deve checar cerca de 435 veículos cadastrados até 30 de janeiro.

A ação visa garantir a segurança dos alunos que utilizam o serviço e cumpre as determinações do Código de Trânsito Brasileiro.

Os motoristas dos veículos autorizados a realizar transporte escolar devem apresentar-se na sede da Semob-JP, localizada na BR-230, bairro Cristo Redentor, das 8h às 13h30, sendo atendidos pela ordem de chegada.

Para a realização da vistoria, é cobrada uma taxa fixada em R$ 106,86. Caso o motorista perca a data programada para inspeção, será aplicada uma multa no valor de R$ 38,95.

Os veículos que não forem aprovados na vistoria poderão receber um prazo para regularizar as irregularidades, especialmente aquelas relacionadas à segurança e aos equipamentos obrigatórios, que devem ser resolvidas imediatamente.

Caso o veículo e o motorista sejam completamente aprovados, um selo adesivo na cor marrom, correspondente à vistoria do primeiro semestre do ano, é afixado no para-brisa dianteiro.

O que vai ser vistoriado?

A vistoria abrange cerca de 40 itens obrigatórios e de segurança, incluindo faroletes e sinaleiras, bancos, forros, funilaria, pintura, tacógrafo, extintor de incêndio, pneus, cintos de segurança, travas das portas, buzina e para-brisas.

Também são verificadas as faixas laterais e traseiras dos veículos, conforme as normas que regulamentam o serviço.

Também são verificados os documentos do veículo e do condutor, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), alvará de licença da permissão, certificado de registro e licenciamento, certificado de verificação do tacógrafo, certificado do curso de condutor escolar e crachás do permissionário e de seus auxiliares, como os de acompanhante e motorista auxiliar.