João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 27.15ºC
IBOVESPA 128150.71
Euro 5.5455
Dólar 5.104
Peso 0.0058
Yuan 0.7057
“Voa Brasil”: programa de passagens aéreas a R$ 200 tem início no segundo semestre
16/06/2023 / 13:12
Compartilhe:

O governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos liderado por Márcio França, apresentou mais detalhes sobre o “Programa Voa Brasil”, iniciativa que visa oferecer passagens aéreas com valores de até R$200. O início do programa está previsto para o segundo semestre de 2023.

O público-alvo inicial são os aposentados que recebam até dois salários mínimos e que não tenham voado nos últimos doze meses. As passagens promocionais estarão disponíveis em horários e datas definidos pelas companhias aéreas.

A principal intenção do programa é minimizar o número de assentos vazios nos voos, que segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atualmente é de cerca de 20%, tendo atingido 22,4% em abril de 2023. A expectativa é que, ao preencher esses assentos, o preço das passagens em geral possa ser reduzido.

As três maiores companhias aéreas do Brasil – Gol, Latam e Azul – estão colaborando ativamente no desenvolvimento do Programa. Em declarações à CNN, as empresas expressaram seu apoio ao projeto. A Gol indicou estar “à disposição para contribuir com a viabilização do projeto”; a Latam salientou que o Programa “vai na direção de aumentar de forma sustentável as viagens de avião no país”; e a Azul viu como positiva a iniciativa.

Embora o “Programa Voa Brasil” represente uma potencial oportunidade para aposentados de baixa renda acessarem viagens aéreas a um custo reduzido, a eficácia da medida em reduzir preços de passagens de maneira mais ampla ainda precisa ser comprovada na prática.

Com informações do Economic News Brasil