João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 34.47ºC
IBOVESPA 130631.32
Euro 6.1851
Dólar 5.56
Peso 0.0058
Yuan 0.7885
Você sabe como fixar rebites?
02/03/2023 / 19:11
Compartilhe:

A utilização de rebites como uma das principais alternativas de fixação é muito comum no setor industrial, já que todas as construções na área da fixação industrial requerem a junção de peças entre si.

Os rebites surgiram na Alemanha, com o primeiro par de óculos com lentes de grau, unidos por ferros e rebites. Depois disso, os rebites se tornaram ferramentas indispensáveis em inúmeras atividades, podendo ser aplicados manualmente ou com a ajuda de uma rebitadeira que facilita o processo.

Principais tipos de rebite e suas utilizações

Os rebites são fixadores mecânicos considerados semipermanentes e são compostos por um corpo em forma de eixo cilíndrico e por uma cabeça que pode ter vários formatos.
Essas peças são fabricadas em aço, alumínio, cobre ou latão e são feitas para unir estruturas metálicas.

Atualmente, os rebites servem a uma variedade de aplicações e também possuem tipos distintos, indicados para trabalhos de fixação específicos. Entre eles podemos citar os rebites sólidos, um dos mais antigos fixadores.

Já o rebite de repuxo é a escolha assertiva quando não se tem à disposição um acesso de utensílio para formar uma contra-cabeça. O rebite semi-tubular possui a haste oca, que reduz a quantidade de força exigida para aplicação, além de produzir uma liga mecânica utilizada na junção de placas metálicas e materiais compostos.

A rebitagem faz parte de diversos processos de montagem, como em automóveis, edifícios, construções civis e esquadrias, entre outros.

Vantagens e desvantagens de usar os rebites

Os rebites entregam muitos benefícios, como por exemplo:

-Solução econômica
-Facilidade de reparo
-Aplicação em materiais que não aceitam soldagem
-Controle de qualidade mais simples
-Não precisa de experiência profssional para manusear, pois possui fácil aplicação

Assim como qualquer outro fixador, os rebites podem apresentar alguns pontos que precisam ser considerados, como:

-Não são desmontáveis
-Junções mais pesadas
-Campo de aplicação reduzido
-Diminuem a resistência do material

Considerando todas as informações sobre rebites, você já estará pronto para investir neste método de fixação em seus projetos e usufruir dos benefícios que ele oferece.