João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 25.14ºC
IBOVESPA 125924.19
Euro 5.5165
Dólar 5.1936
Peso 0.0059
Yuan 0.7172
Volta às aulas no verão: pediatra indica cuidados com a saúde das crianças
19/01/2024 / 14:03
Compartilhe:

O retorno às aulas no período do verão requer uma atenção especial dos pais com as crianças: maior hidratação e mais cuidado com a conservação dos alimentos são fundamentais para evitar problemas com a saúde devido às altas temperaturas. As dicas são do pediatra da Hapvida NotreDame Intermédica, Maurício Cavalcante, que indica ainda outras medidas antes da volta à escola.

O médico faz um alerta sobre o perigo da desidratação, que é quando se perde mais líquido do que se ganha – condição mais frequente nesta época do ano. “A criança deve consumir entre 1,5L e 2L de líquidos por dia, podendo optar por água, sucos naturais e água de coco”, orienta.

O pediatra alerta, ainda, para os cuidados com a alimentação. “Além de fornecer uma dieta equilibrada — rica em nutrientes — os pais devem estar atentos à conservação dos alimentos. O verão favorece a cultura de bactérias, aumentando o risco de infecções intestinais”, pontua.

Ainda conforme Cavalcante, a prevenção é fundamental para minimizar os efeitos de transmissões e infecções entre os pequenos. “Os pais precisam estar atentos à atualização do calendário vacinal e à realização de exames de rotina. Por meio do acompanhamento pediátrico, prevenimos doenças e buscamos resolver problemas relativamente comuns nessa etapa da vida”, introduz.

O check-up também deve considerar avaliar e fortalecer a imunidade, investigando possíveis anemias, parasitoses, dislipidemias [elevados níveis de gordura no sangue] e eventuais desarranjos na glicemia. “É importante, também, verificar se está tudo em ordem com o trato urinário”, acrescenta.

Ajuda profissional 

Maurício Cavalcante sugere, também, que eventuais dúvidas devem ser elucidadas junto ao pediatra de sua confiança. “A avaliação clínica é o melhor caminho para garantir que a saúde do seu filho está em boas mãos”, assegura.