João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 20.23ºC
IBOVESPA 126548.34
Euro 5.8882
Dólar 5.4714
Peso 0.006
Yuan 0.7524
Votos em julgamentos de contas de ex-governadores podem deixar de ser secretos na ALPB
03/12/2021 / 14:38
Compartilhe:

O deputado estadual, Cabo Gilberto (PSL), protocolou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), um projeto de resolução que prevê mudanças na votação das contas dos governadores na Casa. A iniciativa do parlamentar institui o voto aberto e pode mudar o processo, que atualmente é secreto.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, Cabo Gilberto disse que a medida visa dar mais transparência ao processo para que a população possa saber como vota cada deputado. Ele disse que o projeto já está em tramitação e vai trabalhar para convencer os demais parlamentares para votarem favoravelmente à propositura.

Questionado se o projeto seria direcionado ao ex-governador Ricardo Coutinho, que tem contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas para serem julgadas pela Assembleia Legislativa, Cabo Gilberto garantiu que a medida se destina a todos os gestores que passarem pelo Palácio da Redenção, sem distinção. “Não só para Ricardo, mas para todos que passarem pelo Palácio da Redenção. Isso é transparência, a população precisa ter conhecimento de como os deputados votam nas contas dos governadores”, destacou.

A Assembleia Legislativa aguarda a chegada das contas de Ricardo Coutinho, referentes ao exercício de 2016, para dar início ao julgamento pelos parlamentares. A prestação daquele ano foi rejeitada após votação no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).