João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.22ºC
IBOVESPA 127411.55
Euro 5.5592
Dólar 5.1442
Peso 0.0058
Yuan 0.71
Wilson Filho defende a mobilização da FAMUP pelo reajuste no repasse do FPM
23/08/2023 / 17:22
Compartilhe:

O deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) participou nesta quarta-feira (23) da Sessão Especial que discutiu a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O parlamentar defendeu o movimento dos gestores municipais, coordenado pela Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP), previsto para o dia 30 deste mês e lembrou que, em outro momento, os prefeitos do Estado já conseguiram chamar atenção do Governo Federal.

“É preciso compreender que, quem sofre com essa diminuição no repasse, é a população que mora nesses municípios. São os moradores que precisam de uma educação, de uma saúde de qualidade. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que os prefeitos paraibanos chamam a atenção de Brasília. Presenciamos um movimento que nasceu encabeçado pela FAMUP, conquistar a aprovação da chamada PEC do 1%, que garantiu aumento no repasse do FPM, em outro momento”, destacou.

O parlamentar também falou sobre as dificuldades que os prefeitos tem relatado enfrentar com a diminuição no repasse do Fundo. “Eu tenho acesso à vários gestores, contato direto com eles diariamente e realmente teve uma queda nesse repasse em relação ao ano passado. A população merece professores valorizados, obras em ritmo acelerado, saúde de qualidade e é preciso apoiar a mobilização da FAMUP, para que consigam chamar a atenção do Brasil inteiro novamente e para que Brasília nos dê uma resposta”, finalizou.

Movimento da Famup – Está prevista para o dia 30 deste mês uma paralisação das prefeituras que aderiram ao movimento. Intitulada de “Sem FPM não dá”, a mobilização está marcada para ocorrer na Praça dos Três Poderes, às 9h. Até o momento 185 prefeituras já confirmaram adesão, mas a expectativa do presidente George Coelho é que, até semana que vem, 100% dos gestores estaduais abracem o movimento. Até esta quarta, Prefeituras de sete Estados também confirmaram a participação.

“Importante enaltecer o trabalho do presidente da FAMUP, George Coelho, que tem defendido causas importantes à frente do órgão e também lembrar que a adesão da Assembleia à esta causa é imprescindível. Enquanto parlamentares, estamos vendo a realidade desses prefeitos in loco, acompanhando os problemas ocasionados por essa queda no repasse e a Casa não poderia ficar de braços cruzados. O presidente, Adriano Galdino, também está de parabéns”, destacou.