João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.84ºC
IBOVESPA 128293.61
Euro 5.8516
Dólar 5.4398
Peso 0.0059
Yuan 0.7489
Wilson Filho defende investimentos do governo do estado em oncologia
22/11/2023 / 10:29
Compartilhe:

Nesta terça-feira (21) a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou mais uma sessão ordinária itinerante no interior. Dessa vez a cidade de Patos sediou as atividades legislativas. Em sua fala para a população da região, o deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) destacou o trabalho dos profissionais que atuam no Hospital do Bem, o único hospital público do Estado que oferece tratamento oncológico, e os últimos recursos anunciados pelo governador para a unidade de saúde. Também homenageou médicos responsáveis pelos procedimentos do programa Coração Paraibano na cidade.

“O Hospital do Bem hoje faz a diferença no tratamento oncológico não só no Sertão, mas em toda a Paraíba, porque amplia atendimento aos pacientes além dos polos até então exclusivos, que eram João Pessoa e Campina Grande. E o governador João Azevêdo destinou mais de R$11 milhões em recursos para aquisição de um acelerador linear, que vai proporcionar o tratamento de radioterapia. O contrato foi publicado no início deste mês e, em breve, esse equipamento estará aqui, somando aos esforços dos profissionais dedicados que trabalham nesse hospital”, destacou.

Ainda na área da saúde, Wilson Filho apresentou moção de aplausos para os médicos Jeann Santiago, Luan Martins, Fabrício Carvalho e Lucas Xavier. “São profissionais que trabalham no Hospital Regional de Patos no setor de hemodinâmica. Depois que o Governo do Estado lançou o programa Coração Paraibano, ele utilizou três estruturas de hemodinâmica que ele instalou em João Pessoa, Campina Grande e Patos. Em Patos tinha a máxima de que não havia médicos para atuar nessa área, por se tratar de procedimentos de alta complexidade. Eles abraçaram o desafio e já conseguiram realizar quase 1.500 procedimentos esse ano, ultrapassando a meta prevista para o período, que era de 1.000 cirurgias, com uma taxa de mortalidade mínima, de apenas 1%. Merecem o reconhecimento de toda a Paraíba pelos serviços prestados à nossa Saúde”, destacou o parlamentar.

Em defesa das mulheres – Durante a sessão itinerante, os deputados aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1.168/2023, de autoria de Wilson Filho, que institui o Programa de Formação Continuada de Lideranças Femininas na Administração Pública do Estado da Paraíba.

“Um gesto que também combate à violência contra a mulher, porque uma vez que essas mulheres percebam os lugares que estão conseguindo ocupar, por mérito próprio, com a devida capacitação, elas vão se sentir seguras o suficiente para não aceitar nenhum tipo de violência sem combater, sem denunciar. Além é claro de melhorar a representatividade nos cargos públicos por mulheres na nossa Paraíba. O machismo estrutural presente na política, na Administração, impede que muitas mulheres competentes cheguem aos lugares onde merecem estar”, destacou.