A Paraíba está entre os estados do país que foram convidados pelo Google para participar do evento Google for Education na Califórnia, Estados Unidos. O estado está sendo representado pelo secretário de Educação, Wilson Filho. Os programas Amanhã Digital, a plataforma com aulas estruturadas disponibilizadas para professores da rede estadual e a ampliação do ensino da Robótica, estão entre as ações que o titular da pasta compartilhou durante o evento internacional. O Google for Education é um encontro onde a empresa promove um compartilhamento de ferramentas e iniciativas que impulsionam a educação em todo o mundo.
“Estamos tendo acesso à uma série de inovações e melhorias que levaremos para a nossa rede estadual. A Paraíba já larga na frente nesse quesito, com o programa Amanhã Digital, que tem revolucionado o uso da tecnologia em sala de aula na rede pública do país. Em nosso estado, este ano o uso de chromebooks, os computadores do Google, já é real. A utilização de realidade virtual em todas as disciplinas também, inclusive em setembro demos a largada numa capacitação inédita para professores em todo o estado, com o foco no uso dessas ferramentas. Aqui estou trazendo essas experiências junto à secretários, gestores educacionais e também para representantes da Google do mundo todo e está sendo uma troca extremamente positiva”, destacou Wilson Filho.
Uma outra iniciativa na área de tecnologia que tem se destacado no evento é o Ensino da Robótica na rede pública estadual. Desde que o secretário assumiu a pasta, já foram mais de 300 novos laboratórios entregues às escolas estaduais de todas as Gerências Regionais de Educação. Este ano a Paraíba conquistou a vice-liderança na modalidade Dança Artística da RoboCupJunior Super-Regional Américas 2025, realizada em abril na Mercersburg Academy, na Pensilvânia (EUA). No mês passado a delegação de estudantes paraibanos conquistou 13 troféus no Torneio Internacional de Robótica (ITR) realizado no Chile, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. O secretário Wilson Filho aproveitou o evento do Google como uma oportunidade para compartilhar como o ensino multidisciplinar promovido pela Robótica tem revolucionado a educação dos jovens na Paraíba, inclusive no que diz respeito ao combate à evasão escolar.
“Quando o estudante está no Laboratório de Robótica ele tem contato direto com conteúdos de Programação, Matemática, Física e até mesmo Química, em alguns casos. A disciplina aguça também a criatividade e gera um ambiente favorável ao aprendizado. A gente tem relatos de diretores escolares dizendo que muitas vezes os estudantes pedem para ficar no laboratório mesmo após o horário de funcionamento, quando tem uma competição que querem participar. Em muitos casos o envolvimento é tanto que a maior motivação deles é estar na escola por causa do laboratório e o Governo do Estado enxergou potencial nisso. Graças aos esforços do governador João Azevêdo, não faltam investimentos nessa área. Os troféus, as medalhas, são consequências dessa valorização.
Valorização profissional – Em 2025 a Secretaria de Estado da Educação apostou na tecnologia como prioridade em todos os âmbitos. Além dos estudantes, professores da rede pública estão recebendo uma capacitação para utilizar os óculos de realidade virtual e os chromebooks. Também foi este ano que os professores passaram a ter acesso a uma plataforma com aulas prontas, estruturada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Foi um trabalho que idealizamos no ano passado e nos esforçamos bastante para que fosse possível acontecer este ano. Os professores necessitavam de formações pedagógicas e, com o fortalecimento do uso da tecnologia em sala de aula, vimos a necessidade de promover orientações sobre o uso desses equipamentos. O feedback tem sido extremamente positivo e o resultado consegue chegar na ponta, em sala de aula, no aprendizado do estudante. A plataforma com aulas já estruturadas chegou para somar. O uso é facultativo, mas acaba permitindo aos professores uma suavização da jornada, mais tempo com a família, por exemplo”, reiterou o secretário.