O YouTube começou a testar recursos de inteligência artificial (IA) no aplicativo para dispositivos móveis com pequenos grupos de usuários. Ao todo, são duas novidades que usam uma IA generativa para automatizar pedidos da comunidade e entregar conteúdos praticamente em tempo real.
Ambas as funções foram detalhadas pela companhia em uma postagem na seção de Comunidade e, por enquanto, não há garantias de que elas serão implementadas na versão estável da plataforma.
A primeira adição no YouTube envolvendo IA é uma ferramenta que fica na seção de comentários e gera resumos sobre quais são as principais reações da comunidade.
Ela organiza e resume os comentários com muitas respostas, para que você saiba como, criador de conteúdo, quais os temas mais quentes, ou onde entrar na conversa, caso seja espectador.
Essa funcionalidade ficará em teste até o dia 5 de dezembro para alguns usuários assinantes do YouTube Premium. O experimento vale apenas para o app da plataforma no Android e iOS e somente em vídeos com conteúdo em inglês.
A segunda novidade do YouTube com IA é um chatbot embutido nos vídeos que responde perguntas do usuário sobre conteúdos abordados ao longo do clipe.
No exemplo mostrado pela companhia, o sistema questiona um vídeo sobre tutoriais sobre manicure no YouTube sobre quantas pessoas formam a comunidade de amantes de vídeos sobre unhas, recebendo a resposta na mesma hora.
De acordo com o YouTube, a ideia é que o recurso seja usado especialmente em vídeos de compreensão mais difícil, como aulas e conteúdos acadêmicos. O teste do chatbot de respostas só está disponível para usuários dos Estados Unidos que usam Android.