A Prefeitura de João Pessoa inicia, nesta quarta-feira (11), a campanha ‘Xô, Aedes’, em combate às arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a exemplo de dengue, zika e chikungunya. A mobilização inclui um conjunto de ações envolvendo vários serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alline Grisi, o objetivo da campanha é sensibilizar e conscientizar a população sobre o seu papel na prevenção e no combate ao mosquito Aedes aegypti. “É um trabalho que deve ser realizado em conjunto, então é muito importante que o cidadão também faça a sua parte”, afirmou.
Dentro da campanha, serão realizadas atividades educativas envolvendo agentes de endemias e agentes comunitários de saúde na orientação à população sobre o combate ao mosquito; trabalho de conscientização dos pacientes que chegam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com arboviroses; intensificação do Disque Dengue e a criação de uma comissão intersetorial formada por agentes ambientais, representantes de construtoras, igrejas e outros setores.
Disque Dengue – A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza para a população um canal para informações sobre a dengue. Por meio desse serviço, o cidadão pode denunciar locais que possam ter focos do Aedes aegypti, ter acesso às informações sobre como evitar a proliferação do mosquito ou ainda tirar dúvidas sobre os principais sintomas da doença.
Para entrar em contato com o Disque Dengue, a população pode ligar para o número 3214-5718, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou enviar mensagem via WhatsApp para o número 98654-6377, de segunda a sábado, das 8h às 19h.
Prevenção – De acordo com orientações da Vigilância Ambiental de João Pessoa, alguns cuidados são importantes para a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, como fechar lixeiras e possíveis depósitos de água como potes, tambores, filtros, tanques e caixas d’água; preencher os pratos de plantas com areia ou lavá-los semanalmente; lavar os bebedouros de animais domésticos; cobrir piscinas; tapar e limpar ralos; manter as calhas sempre limpas; manter os sacos de lixo fechados e secos até seu recolhimento; não jogar lixo em terrenos baldios, etc.
Reunião – Na última segunda-feira (9), a SMS participou de uma reunião com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Secretaria Estadual de Saúde (SES) para apresentar as ações que estão sendo adotadas pelos gestores para combater, prevenir e tratar as arboviroses em João Pessoa.