João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.99ºC
IBOVESPA 127698.32
Euro 6.0938
Dólar 5.749
Peso 0.0058
Yuan 0.7949
Alckmin e Veneziano participam de Fórum sobre avanços na Infraestrutura e Reindustrialização
13/04/2023 / 16:36
Compartilhe:

O Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin; e o Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital (MDB-PB), participaram nesta quarta-feira (12) da abertura do ABDI Fórum 2023 – Avanços na Infraestrutura e Reindustrialização. O evento foi realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Com a viagem do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva; e do presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), à China, Alckmin e Veneziano assumiram interinamente as presidências dos dois poderes. Veneziano também é presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia do Senado Federal.

O fórum reuniu mais de 600 participantes, dentre os quais executivos das principais companhias públicas e privadas do setor, além de lideranças e especialistas nos assuntos mais críticos para a realização de investimentos em infraestrutura e indústrias de base no Brasil. A ABDIB tem 67 anos de atividade e mais de 120 empresas associadas.

Em sua fala, Veneziano destacou a importância do setor para o desenvolvimento do país e disse que o Senado Federal estará sempre atento e à disposição para atuar em favor dos investimentos necessários ao Brasil, sobretudo na questão da infraestrutura sobre a demanda agregada, a renda e a geração de empregos, que são bandeiras da entidade. Ele também citou a importância do fortalecimento da presença brasileira no comércio internacional.

O presidente do Conselho de Administração da ABDID, André Clark, defendeu a formulação de uma estratégia de desenvolvimento capaz de acelerar os investimentos em infraestrutura com maior apoio do setor público e retomando o processo de reindustrialização, estratégia que, segundo ele, deve estar inserida no movimento de transição energética rumo à economia verde e à desglobalização regional das cadeias produtivas de valor.