João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 22.05ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4702
Dólar 5.1151
Peso 0.0059
Yuan 0.706
Após atos violentos no DF, Cícero participa de reunião da Frente Nacional de Prefeitos
09/01/2023 / 16:32
Compartilhe:

O prefeito Cícero Lucena participou, nesta segunda-feira (09), de uma reunião extraordinária e emergencial on-line da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A pauta do encontro foi para debater a crise política, avaliar e deliberar sobre as implicações das invasões nas sedes dos Três Poderes do País, que aconteceu neste domingo (08), em Brasília, Distrito Federal. Na ocasião, gestores de todo o Brasil organizaram uma nota oficial para se manifestarem contra os atos antidemocráticos e terroristas.

“Por unanimidade, os prefeitos das maiores cidades do Brasil repudiaram os procedimentos que tiveram neste domingo em Brasília. Nós buscamos por respeito ao processo democrático e às instituições que são os pilares da democracia. Nós acreditamos que o Brasil tem uma democracia madura, responsável e que todos iremos nos unir para que isso seja preservado, porque é isso que a população espera dos gestores públicos”, destacou Cícero Lucena.

Confira nota da FNP na íntegra:

NOTA DA FNP SOBRE ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS E TERRORISTAS

Prefeitas e prefeitos das capitais, médias e grandes cidades do país, reunidos extraordinariamente, nesta segunda-feira, 9, deliberaram por se manifestar, independentemente de filiação partidária e posicionamento eleitoral, sobre os gravíssimos acontecimentos ocorridos em Brasília no domingo, 8.

Os lamentáveis e deploráveis atentados contra as sedes dos Três Poderes da República, nunca antes registrados no país, atacam não somente os prédios públicos tombados da capital, mas, de forma inadmissível e criminosa, a democracia.

Prefeitas e prefeitos exigem investigação e punição rigorosa dos participantes, financiadores e incentivadores, sejam eles detentores, ou não, de mandatos eletivos e seja por ação ou por omissão. Ao repudiar com veemência as depredações e invasões, os governantes locais reafirmam a permanente disposição em atuar e colaborar pela manutenção da ordem nos seus municípios.

O momento econômico e social exige que os debates e esforços dos governantes, parlamentares, gestores e do Poder Judiciário, estejam em avançar nas políticas públicas voltadas para a qualidade de vida da população. Isso, ao invés de se ocupar em recuperar instalações prediais, bens públicos e artísticos, patrimônios de todos os brasileiros, ou planejar o enfrentamento a atos terroristas. Inquestionavelmente um lamentável desperdício de tempo, energia e de recursos públicos.

Prefeitas e prefeitos, eleitos pelo legítimo voto direto, reafirmam que o resultado eleitoral deve ser respeitado como vontade suprema da Nação e que se devem repudiar esse atos antidemocráticos, os mais graves desde a Constituição de 1988, com rigor. Salientam, ainda, que estão comprometidos com o Estado Democrático de Direito e com a construção de um país socialmente justo, sustentável e de oportunidades para o povo brasileiro. Por isso, como governantes dos entes federados onde todos os sonhos, sofrimentos, protestos e vitórias acontecem, estão prontos e aptos a contribuir para a pactuação pela pacificação do país.