Na Paraíba, o maior percentual de alunos com idade acima da esperada para a série que frequentam no Ensino Médio está no município de Cachoeira dos Índios, na região do Sertão. Os dados do Censo Escolar Brasileiro que indicam a chamada distorção idade-série também apontam as cidades de Marcação, no Litoral Norte, e São José dos Ramos, na Mata, com grande número de estudantes em atraso educacional.
Com mais do que o dobro da média nacional (22,2%), Cachoeira dos Índios tem o índice de 59,2% de alunos com defasagem de dois anos ou mais entre a idade e a série que estão matriculados. Em seguida, o município de Marcação registrou 55,1% de distorção idade-série no Ensino Médio. Os dados foram divulgados na mais recente publicação do Censo e obtidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
De acordo com o Ministério da Educação, a média de idade para que os adolescentes ingressem no Ensino Médio é 15 anos. Na 4ª série, última dessa fase, o ideal é que o estudante tenha, em média, 18 anos de idade.
São José dos Ramos, na região da Mata Paraibana; Quixabá, no Sertão; e Mulungu, no Agreste, também têm índices de atraso escolar acima da média nacional e da região Nordeste, que é de 28,2%.
Reprovação, evasão e abandono podem ser algumas das razões que incidem sobre o atraso escolar. A localização e a infraestrutura oferecida nas unidades de ensino, e as condições sociais e econômicas de cada estudante também influenciam na distorção idade-série.
As instituições de ensino foram categorizadas pelo Censo quanto à localização (urbana ou rural) e quanto à dependência administrativa (municipal, estadual, federal ou privada). Na esfera pública, os Estados são responsáveis pelo Ensino Superior, Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio. No entanto, há situações em que o Município oferece algumas dessas etapas.
Entre as três primeiras cidades com mais atraso escolar na Paraíba, Cachoeira dos Índios e Marcação só têm registros de Ensino Médio da rede estadual. Já São José dos Ramos marca 74,2% de distorção idade-série na rede municipal.
Os dados do Censo Escolar mostram que, considerando a dependência administrativa (municipal, estadual ou privada), o Ensino Médio da rede municipal de Itabaiana supera os 70% de estudantes com dois anos ou mais de atraso. A rede municipal de São José dos Ramos é a segunda a apresentar a maior taxa de distorção idade-série da Paraíba.
Os dados apresentados pelo Censo podem ajudar os gestores municipais a entenderem as razões pelas quais os alunos estão com dois ou mais anos de atraso escolar.