João Pessoa 32.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 34.69ºC
IBOVESPA 124327.71
Euro 5.5355
Dólar 5.1698
Peso 0.0059
Yuan 0.7135
Camerata Parahyba arrecada doações para o Laureano em concerto junino online nesta quinta (24)
23/06/2021 / 19:07
Compartilhe:

Na noite desta quinta-feira (24), dia de São João, a Camerata Parahyba exibe o concerto junino online “São João de todos os sons”, que homenageia o multi instrumentista, cantor e compositor paraibano, Mestre Sivuca. Além de dançar forró, o público também poderá realizar doações (via QR Code e Pix) para o Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento de câncer na Paraíba.

O especial conta com as participações de Glória Gadelha – cantora e compositora que foi esposa de Sivuca e, ao lado do artista, desenvolveu um vasto trabalho – e de Izabella Raiane, sanfoneira, cantora e compositora paraibana.

A gravação do concerto aconteceu no sábado (19), no Teatro Santa Roza, em João Pessoa, e a exibição será no canal da Camerata Parahyba no Youtube, às 19h30 desta quinta-feira (24).

De acordo com o coordenador artístico da apresentação, André Sousa, a preparação e organização do concerto acontece há dois meses. Já os ensaios foram realizados em uma semana.

“Vamos tocar música de São Joao, música do nosso povo, música da nossa terra”, conta André.

 Camerata Parahyba

A orquestra foi fundada no início de 2020 e tem o objetivo de fomentar a música de concerto no estado. O grupo, composto por músicos com experiências internacionais, conta com repertório versátil que vai do erudito ao popular.

A Camerata é regida pelo Instituto Cultural Paraíba, que tem a missão de desenvolver ações culturais voltadas para valorização da música, dança, teatro e artes plásticas.

O paraibano de Itabaiana é o homenageado do concerto “São João de todos os sons”, realizado pela Camerata Parahyba – Foto: Divulgação/Governo do Estado

Mestre Sivuca

Severino Dias de Oliveira nasceu em Itabaiana (PB) e se notabilizou pela execução da sanfona e pela capacidade de dominar vários outros instrumentos. Sivuca, também compositor, contribuiu para o enriquecimento da música brasileira e recebeu reconhecimento internacional por seus trabalhos que incluem choros, frevos, forrós e outros ritmos.

Em 1964, se mudou para Nova York, onde assumiu a direção musical das gravações da cantora africana Miriam Makeba. Excursionou pelo mundo e gravou na Suécia e no Japão. Retornando aos EUA, criou músicas para filmes e realizou projetos com músicos como Hermeto Pascoal e Paul Simon.

O artista foi casado com a compositora Glória Gadelha, com quem desenvolveu diversas obras, com destaque para o forró “Feira de Mangaio”. Outras parcerias bem-sucedidas incluem “João e Maria”, com Chico Buarque e “No Tempo dos Quintais” e “Cabelo de Milho”, ambas com Paulo Tapajós.

Mestre Sivuca morreu aos 76 anos após lutar contra um câncer na laringe.