João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.96ºC
IBOVESPA 126934.46
Euro 5.4695
Dólar 5.1115
Peso 0.0058
Yuan 0.7058
Cartórios de Registro Civil de JP serão interligados em até 90 dias
31/08/2023 / 16:55
Compartilhe:

A implantação teve início pela cidade de Campina Grande, a segunda mais populosa do estado, e está sendo revestida de êxito. “Não posso dizer que está perfeito, pois algumas coisas precisam ser avaliadas, mas trouxemos o projeto para a Capital, por onde deveríamos ter começado, mas a necessidade e alguns problemas em CG nos levaram a alterar o cronograma”, afirmou a presidente da Arpen-PB, Vivianne Braga.

Ela destacou que pelo fato de João Pessoa ser uma cidade bastante numerosa, precisa de uma atenção e uma expansão muito grande desses atendimentos e previu para os próximos três meses a conclusão dos trabalhos, num grande passo na constante busca pela Associação, com vistas à modernização e desburocratização para realização de consultas, certificação e registros.

Inúmeros benefícios para a população

E elencou inúmeras vantagens, a começar pela maioria dos registradores civis das cidades do interior estar perdendo muito seus acervos e no que se refere ao cidadão, existir uma grande dificuldade na solicitação quando ele vai solicitar os seus documentos, quando, por exemplo, a criança tem o domicílio de uma cidade pequena e nasce numa capital, toda a documentação fica no acervo do cartório da Capital.

“Se ele quer tirar uma segunda via, terá que se dirigir ao cartório da Capital ou solicitar essa certidão pelo CRC – que o valor não é o mesmo, é um valor bem mais alto – e todas as informações ele deixará de solicitar no cartório onde reside para ter que solicitar em um cartório distante”, esclareceu a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais da Paraíba.

Ou seja, será um prejuízo para a família, que vai ter que se deslocar ou solicitar informação pelo CRC, que é o sistema implantado para todos os cartórios, como também para o cartório da cidade, que perde seu acervo e perde o número de cálculo de nascidos pelo sistema do IBGE, no banco de dados e nas informações que são prestadas ao Instituto.

Funcionalidade para as serventias

Outros benefícios da interligação, além da unificação do acervo dos cartórios, são as facilidades para acesso aos documentos e no levantamento de imóveis registrados em um determinado CPF ou CNPJ, recepção e o envio de documentos e de títulos.