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Preparado pra 2024? Vem pro Compol Brasil!
31/05/2024 / 16:41
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De 24 a 26 de junho, ocorre o Compol Brasil, em Florianópolis (SC). E nós, da Alcateia Política, apresentaremos um painel no primeiro dia, levando a nossa versão sobre as melhores práticas do Marketing Político para as Eleições de 2024

Por João Henrique Faria

O ano de 2024 foi muito rico em encontros e discussões a respeito do Marketing Político Eleitoral. De forma especial, um evento ganhou dimensão nacional. Iniciado em 2023, o Compol se espelhou por quase todos os estados do Brasil, criando uma dinâmica diferenciada e levando uma discussão qualificada àqueles que trabalham ou querem trabalhar na área, além de muitos pré-candidatos às eleições de 2024.

Eu tive a felicidade de, a convite de Dani Braga, organizadora do evento em Goiânia (GO), participar da etapa do Compol Goiás, representando nosso coletivo de estrategista Alcateia Política. Passaram pelo palco do evento as mais diversas tendências do Marketing Político. E é esta diversidade de ideias que torna o evento gigante. Não é um “clube fechado”, mas um espaço aberto às diferentes abordagens que o nosso campo de atuação permite.

De 24 a 26 de junho, Compol Brasil, em SC

Há pouco menos de um mês, Marcello Natale, idealizador do Compol, fez o convite para que apresentássemos um painel, no dia 24. Estaremos no palco, eu, Nilson Hashizumi e Michel Lenz, apresentando, de forma complementar, as estratégias que consideramos essenciais para que se obtenha chances maiores de sucesso nas eleições 2024.

Da organização da campanha, passando pela gestão de pessoas, o acompanhamento da operação e a necessidade de uma comunicação eficaz e eficiente, estarão presentes nas nossas abordagens. Um desafio apresentar um painel momentos antes da Apresentação Magna do evento. Tudo isso torna mais gostosa a nossa presença.

Oportunidade única para se preparar

Paradoxalmente, o que ainda assistimos é uma corrida por profissionais e por entendimento do processo eleitoral na famosa “última hora”. E parece que, mesmo com todas as buscas de antecipação, no sentido de se poder fazer um trabalho mais focado e no tempo, a improvisação ainda prevalece. Daí o Compol Brasil ser uma última oportunidade, neste 2024, de se estar frente a frente com mais de 100 profissionais de marketing político, de todo o país, com seus conhecimentos e experiências, para, no mínimo, as campanhas seguirem orientações mais assertivas.

Estas serão eleições muito diferentes. Normalmente são apenas diferentes, mas não muito. Este “muito” vem do avanço das tecnologias, da necessidade de combate cada vez maior às fake news, apesar das atitudes equivocadas e retrógradas de nossos legisladores no âmbito federal, e da necessidade cada vez maior de profissionalização.

2024 é um salto rumo às eleições de 2026

Por fim, é necessário lembrar o que está acima. Teremos recordes de número de candidatos no âmbito do executivo municipal. Isso se dá pela necessidade cada vez maior de formar novas lideranças e colocá-las disponíveis para as futuras disputas nos âmbitos estaduais e federal.

O ano de 2024 é um ensaio para 2026. Quem se posicionar bem ao final das eleições deste ano estará se gabaritando para disputar, de forma mais ampla, as eleições de 2026. É simples assim. Formar novas lideranças, ampliar a votação em âmbito municipal, projetar expectativas para as disputas futuras.

Algo precisa mudar na legislação eleitoral

Além disso, algo precisa ser feito em relação à legislação eleitoral, de forma especial à normatização, até mesmo no âmbito de investimento financeiro, nas chamadas pré-campanhas. O que prevalece é um mundo de dúvidas, e o Compol Brasil poderá esclarecer algumas delas.

Da mesma forma, está cada vez mais difícil entender os movimentos dos chamados “prefeitos digitais”, aqueles que conseguem fazer materiais neste período de pré-campanha, funcionando como verdadeiros “garotos propaganda” de seus governos e muitas vezes utilizando, de forma sutil, da máquina pública, como nas filmagens dentro do próprio gabinete, usando carro oficial, motorista oficial etc, mascarando o descumprimento à impessoalidade e uso da máquina pública no humor, geralmente utilizado nestes produtos de mídia digital.

E o Compol Brasil certamente vai tratar disso.

Então, fica o convite. De 24 a 26 de junho, em Florianópolis (SC), Compol Brasil, com direito a Alcateia Política no dia 24.

João Henrique Faria é jornalista, estrategista político com experiência em mais de 100 campanhas para o Executivo e Legislativo, professor da pós-graduação em Comunicação Pública e Governamental da PUC-MG, proprietário desde 2003 da Fator Inteligência e Marketing e presidente do Conselho de Fundadores da Associação Alcateia Política. joaohenrique.fator@gmail.com
www.alcateiapolitica.com.br