23.1 C
João Pessoa
19.9 C
Campina Grande
13.5 C
Brasília

Comitê nas Escolas promove capacitação gratuita sobre recursos hídricos para professores da rede pública

Os interessados devem enviar um e-mail para comitesnasescolas@gmail.com, até o próximo dia 18

Estão abertas as inscrições para o projeto Comitê nas Escolas, que vai promover capacitação gratuita sobre gestão de recursos hídricos para professores da rede pública.

Para participar do programa, fruto de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), e os Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba, os interessados devem enviar um e-mail para comitesnasescolas@gmail.com, até o próximo dia 18.

Leia Também

Os participantes terão direito a um kit educativo. Os materiais foram desenvolvidos para abordar, de maneira dinâmica, a importância da proteção e gestão dos recursos hídricos.

“Inicialmente, as capacitações e os conteúdos foram propostos para o ensino presencial, mas em função da pandemia, as apostilhas foram elaboradas no formato digital e a metodologia das capacitações voltada para o sistema online”, explicou a vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte, Mirella Motta.

A capacitação virtual terá 15 horas de duração e ao final deste processo, o professor receberá certificado de comprovação. O kit educativo Comitês nas Escolas será disponibilizado para download nos sites aesa.pb.gov.br e aguasdaparaiba.com.br. Por conta da pandemia, a data de início do projeto ainda não foi definida, mas a meta é começar no primeiro semestre deste ano nas regiões de abrangência das bacias dos rios Gramame e Abiaí, área de atuação do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul. Essa fase contemplará 50 instituições de ensino da 1ª e 12ª Gerência Regional de Educação da Paraíba (GRE-PB).

Outras 87 escolas da 2ª e 14ª GRE, situadas nas regiões de abrangência do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte devem ser contempladas no segundo semestre. Na terceira etapa serão atendidas 164 escolas da 3ª, 4ª e 5ª GRE localizadas na região no alto e médio rio Paraíba. Na sequência o projeto Comitê nas Escolas atenderá outras 146 escolas da 1ª e 12ª GRE, na região do baixo rio Paraíba.

“Este projeto que já chega com um grande alcance. Se formos imaginar o público que vai ser beneficiado por ele, veremos que são professores e alunos de muitas escolas.

Estudantes que moram no interior do Estado, filhos de agricultores. Importante destacar que os recursos para este programa vêm da contribuição de quem usa água bruta, da cobrança da água na Paraíba. A ação ambiental faz parte do plano de aplicação destes recursos”, destacou o diretor executivo administrativo financeiro da Aesa, Joacy Mendes Nobrega.

O Comitê nas Escolas foi lançado no dia 24 de março de 2021, na Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água. Além do Governo do Estado e Aesa, também contribuem para o projeto: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

VÍDEOS: Troca de tiros é registrada durante sepultamento de líder de organização criminosa

Uma intensa troca de tiros foi registrada na manhã desta segunda-feira, dia 23, durante o sepultamento do traficante conhecido como "Cara de Chinelo", líder...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#