Copywriting ou Copy de Vendas é a estratégia de textos que buscam convencer a audiência a realizar uma determinada ação, como comprar um produto ou cadastrar-se para receber uma promoção ou novidade via Newsletter. A pessoa que faz esse cadastro acaba virando um “lead” dessa empresa.
A estratégia de produção de um texto é essencial na hora de “esquentar um lead”. É uma tática aplicada constantemente pelas equipes de marketing e vendas das empresas, que estão sempre à procura de novas vendas, tanto em canais orgânicos quanto pagos.
Uma boa copy para vendas vai aumentar o número de conversões, levando você a prospectar novos clientes, ampliando assim sua rede de relacionamento.
Digamos que você vende “redes de proteção”e quer fazer uma ação específica para telas de proteção para gatos. Você precisa atingir um público alvo exato dentro do seu nicho, no caso, os donos de Pets de estimação.
Então, sua copy seria algo assim: “A primeira coisa a fazer antes de adotar um gatinho é verificar todas as janelas da casa para mantê-lo seguro. E a única forma de conseguir isso é com uma tela para gatos instalada em sua casa. Como são curiosos por natureza, manter os vãos de suas janelas, varandas e quintais fechados podem garantir que seu gato não fuja, mantendo assim seu bichinho protegido e seguro.”
Nesse exemplo básico de copy, esse texto foi escrito com a finalidade específica de chamar a atenção de um futuro tutor de um animal de estimação para a importância da segurança do animal dentro da residência, oferecendo o produto de forma discreta, já que em algum momento do texto, vamos colocar a referida empresa à disposição para orçamentos para esse nicho específico.
Seja qual for o seu modelo de copy escolhido, a intenção básica praticamente é sempre a mesma. Captar leads relevantes para serviços ou produtos de sua empresa. Vamos ver abaixo alguns modelos de copy comuns que estão sempre no mercado:
É o modelo mais utilizado no mercado. Seu acrônimo vem das palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Podemos dizer que essa é a “jornada do cliente” desde conhecer seu produto e por fim finalizar a compra. A Copy é tão poderosa que pode ser aplicada em qualquer segmento.
Exemplo de Copy AIDA:
“Eu vou te mostrar como você pode alavancar as suas vendas online em menos de uma semana! Se isso faz sentido para você, clique aqui!”
Mais simples e fácil de aplicar, a FAB se baseia em três pontos… Característica, Vantagem e Benefício!
Exemplo de Copy FAB:
“Semana maluca de Treinos HIT. Aprenda através de um conteúdo totalmente prático e gratuito a melhor maneira de emagrecer com treinos de alta intensidade. Acrescente bem-estar e saúde à sua vida… Cadastre-se Agora!”
Aqui, o significado da sigla é Before, After, Bridge, ou traduzindo para o português Antes, Depois e Ponte. É o mais fácil para quem está começando.
Exemplo de Copy BAB:
“Aprenda com os maiores especialistas do Mercado Financeiro. Segredos revelados sobre as carteiras de cliente que realmente importam. Parece um sonho? Mas é possível e está bem aqui, clique em Saiba Mais e confira!”
David Ogilvy, considerado o pai da propaganda moderna, criou em 1957 um texto de apenas 607 palavras para o Rolls-Royce. Com o título “A 60 milhas por hora, o barulho mais alto do novo Rolls-Royce vem do relógio elétrico” dobrou as vendas e elevou o status da marca, que é considerado até hoje como um dos Copys mais prestigiados de todos os tempos.
Se sua ideia é ser um redator especializado em copy de venda, você precisa adquirir algumas habilidades:
Certifique-se sempre que o seu texto seja relevante para o leitor. Esse é o princípio ideal de todo copywriter.
Não precisa ter todas elas no seu texto, mas é importante que fique claro que todas elas têm sua importância dentro da copy:
Além de chamar atenção, é primordial que o texto estimule uma atitude rápida para a conversão.
Você precisa transmitir ao seu leitor a ideia de auxílio, onde ele possa passar a enxergar a compra como uma aliada para o seu sucesso.
Como falamos no modelo das redes de proteção no começo do texto, o texto precisa especificar exatamente sua correspondência para execução da ação por um público alvo específico, muitas vezes dentro de um universo mais amplo.
O texto precisa ser claro desde o título, para causar uma transformação na vida de quem o lê.
Existem centenas de textos falando sobre o mesmo assunto na internet, por isso o seu tem que sair da zona de conforto e não “ser mais do mesmo”, exigindo assim um conteúdo exclusivo e de qualidade.
Utilizar depoimentos e comentários garante que seu leitor seja influenciado por eles na tomada de decisão.
Se conectar emocionalmente com seu leitor é uma ótima forma de converter.
A credibilidade do texto deve estar sempre em nível de igualdade com a demonstração de especialidade e qualidade que você tem no segmento.
O princípio de compromisso é fundamental para conseguir a confiança do leitor.
Todo mundo tende a valorizar algo que perdeu ou está prestes a perder. A escassez deve ser colocada em prática para conseguir agilizar o processo de conversão do lead.
Gostou das nossas dicas sobre Copy de Vendas? Esperamos que elas ajudem você na sua estratégia de escrita, levando você ou seus clientes a terem muito sucesso nos negócios.