23.1 C
João Pessoa

Os muitos produtos de uma empresa

O que vale mais: Um mix maior de produtos ou foco em um único bom produto?

Ter um negócio é algo que não é fácil. E um negócio com muitos produtos é ainda mais difícil de administrar. São inúmeras dificuldades que se apresentam para quem está começando essa jornada. Entre elas, podemos citar muita energia e tempo para administrar os recursos financeiros da melhor forma para a administração do seu negócio.

Leia Também

Quando falamos de Lojas Virtuais, o planejamento é uma etapa crucial, principalmente na escolha dos produtos, já que esse segmento em especial tem uma triste estatística… em média, apenas 30% das lojas virtuais existentes no mercado realizam mais do que 10 pedidos por mês.

Quando falamos em sites de prestação de serviço o cenário não é menos desolador, já que sem tráfego um site é apenas um mimo para a corporação. Além do investimento inicial no desenvolvimento do site, é importante ter em mente a necessidade do investimento em tráfego orgânico (Google Pesquisas e Redes Sociais) ou tráfego pago (Links Patrocinados ou Anúncios pagos como Facebook Ads ou Instagram Ads).

Só assim você vai realmente estar mostrando seu produto ou serviço para quem precisa dele.

Então, podemos dizer que a pergunta de um milhão de dólares é: Como escolher a melhor forma de mostrar meu produto?

Segmentação de Mercado

Toda empresa tem muitos produtos, e a única forma de você diferenciar eles e encontrar seu carro chefe é com uma segmentação de mercado.

É muito comum  ver empresas pequenas querendo relacionar um portfólio imenso em seu site, para tentar estar no mesmo patamar de grandes empresas do segmento. Mas saiba que isso é um erro enorme.

A escolha de um produto carro-chefe em seu portfólio é essencial para quem está começando. Sua empresa não tem o mesmo potencial e energia para bater um grande player. Provavelmente nem pessoal qualificado, estoque e preço para isso… mas você insiste em querer parecer gigante.

Mas anote ai um conselho que vale para a vida: ser pequeno não é ruim, nem feio!

Focar em um produto específico vai te trazer poder de barganha no fornecedor, já que você vai comprar quantidades maiores.

E você precisa investir com sabedoria, já que micro e pequenos empreendedores sabem o quanto é difícil pro bolso manter o negócio sem capital de giro.

Menos energia na manutenção do negócio

Cadastrar centenas ou milhares de produtos dá trabalho. Você precisa de centenas ou milhares de boas fotos e bons textos para isso. Você tem todo esse material?

Fora o controle de preços. Fretes. Logística. Transporte. Uma empresa com muitos produtos tende a ter muitos problemas no dia a dia. A engrenagem tem que ser 100% ajustada ou será inevitável que sua operação desande.

Muitos produtos em uma empresa criam muitos problemas: você precisa cumprir um checklist de qualidade composto de diversos detalhes para que sua logística trabalhe sem pausas para apagar incêndios.

Como vou saber o que vender na internet?

Voltamos ao exemplo de Lojas Virtuais. O cadastro correto de um produto, como já falamos acima, depende de boas fotos, um descritivo que seja uma copy perfeita para resolver a dor de quem está procurando aquele item, vídeos de review ou dicas de uso, comentários de clientes que já fizeram compras para “qualificar” a qualidade, etc. Tudo isso para UM PRODUTO. Imagina centenas? Milhares?

Por isso que focar num único produto em sua empresa pode ser a melhor solução à curto prazo. Faça com que a operação rode redondo com um número reduzido de produtos e vá inserindo novas opções de forma gradual, sem pressa. Um novo produto não pode comprometer a logística dos que já estão vendendo bem. Essa é a receita do sucesso.

Mas e se eu não tenho muitos produtos na minha empresa?

Ai você me diz, tá… isso funciona legal com um e-commerce, mas eu só vendo SERVIÇOS. Como eu faço? A lógica é a mesma!

Você tem um site de serviços. Como é a qualidade desse site? Ele aparece no Google quando as pessoas pesquisas pelos seus serviços? Você tem um gerenciamento de redes sociais que faça postagens constantes? Seu site está no Google Meu Negócio para aparecer em pesquisas próximas à você, o que chamamos de SEO local?

Calma… Vamos por partes… se seu site não é bem estruturado, a primeira coisa que deve fazer é ir atrás de um desenvolvedor de sites na internet e pedir para uma empresa especializada ajustar seu projeto.

Esse ajuste deve ter em mente a questão de EAT para o Google (E-A-T significa Expertise, Authoritativeness and Trust). O conceito faz parte das diretrizes do buscador para classificar um site nas pesquisas orgânicas.

Produtos mais vendidos na internet

Se você vende “redes de proteção”, por exemplo. Não seria o máximo se sua empresa aparecesse como resultado de pesquisas para quem procura por “redes de proteção para gatos”, por exemplo? Quantos leads ótimos você não teria por dia, se estivesse na primeira página do Google para esse termo?

Esse tipo de otimização para tráfego orgânico se chama SEO. É um projeto que precisa de um investimento à longo prazo para construção de autoridade do seu negócio junto aos buscadores.

Você pode fazer algo similar, investindo em Links Patrocinados. A lógica é a mesma, você vai aparecer para quem pesquisa pelas suas palavras chaves, mas aqui, você paga um valor por clique, que está ligado a um leilão onde diversos anunciantes podem inflar ou não o custo da palavra.

À longo prazo, o SEO é o melhor investimento, já que costuma ser cobrado por mensalidade. Isso significa que você tendo 1 ou 10 mil cliques, o custo é o mesmo.

Já no Adwords, o custo por clique pode ser um empecilho, principalmente para quem tem pouca verba como é o caso de micro e pequenos empresários.

Os muitos produtos de uma empresa

Além do produto físico ou o produto “serviços” que uma empresa pode oferecer, saiba que diversos outros fatores entram nessa conta.

Podemos considerar os muitos produtos de uma empresa como:

  • Atendimento Personalizado
  • Gestão de Qualidade Total
  • Custo Benefício
  • Disponibilidade de Horários

Se você pensa que seu portfólio é seu único produto, está redondamente enganado. Seja grande ou pequena, uma empresa pode ter muitos produtos se considerar todos os itens acima como partes importantes de uma venda.

E lembre-se: em um empreendimento, cada minuto é importante. Não tenha medo de começar pequeno… o importante é sonhar grande! E fazer o possível para que seu atendimento esteja à altura do seu sonho. Até a próxima!

DÊ SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

Debate na Paraíba: Pedro Cunha Lima é o nome mais buscado na web durante o primeiro debate entre candidatos ao Governo

O primeiro debate para o Governo da Paraíba das Eleições 2022, realizado na noite deste domingo (7), trouxe à tona a forte disputa dos...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Ricardo Coutinho lidera preferência na disputa ao Senado pela Paraíba

Enquete realizada pelo portal F5 Online sobre intenção de voto para os candidatos ao Senado na Paraíba mostra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) na...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#