João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 27.77ºC
IBOVESPA 128896.98
Euro 5.9176
Dólar 5.4286
Peso 0.0059
Yuan 0.7487
Como fazer uma limpeza profunda com o seu aspirador de pó
03/02/2023 / 10:49
Compartilhe:

Quer saber como fazer uma limpeza profunda com o seu aspirador de pó? Então é só continuar neste artigo que iremos falar a respeito de todos os detalhes desse assunto. Confira!

Quando usar o aspirador de pó?

A primeira coisa que você deve entender sobre o assunto é sobre as situações em que se deveria utilizar esse equipamento.

A dica é sempre verificar se o seu aparelho é capaz de aspirar apenas sólidos, líquidos ou os dois. Isso é importante para evitar com que o equipamento queime, por exemplo.

Sabendo disso, poderá usar praticamente todos os dias, a fim de manter o chão, piso, tapete e sofás limpos.

Contudo, tenha o cuidado de limpar e trocar os bicos entre as limpezas, de modo a utilizar aqueles que são mais adequados.

Mas, se você mora em prédio, sempre fique atento em relação aos horários de uso, até mesmo para evitar multas ou incomodar os seus vizinhos.

Se você quiser economizar energia, a nossa dica é que opte por usar o aspirador de pó apenas nas faxinas semanais ou quinzenais.

Precisa varrer antes de usar aspirador de pó?

Depende. No geral, não é muito adequado usar a vassoura em ambientes que possuem muito pó. Afinal, irá apenas levantar partículas de poeira, algo que irá dificultar a limpeza.

Nesse caso, a melhor coisa a se fazer é optar direto pela sucção do aspirador. Se você mora em um local em que há muita poeira, então procure por algum aspirador de pó com preço baixo para uso diário.

Agora, para limpar ambientes como a cozinha, a dica é tentar recolher os resíduos mais engordurados antes de fazer o uso dos aparelhos.

Mas, se por acaso houver alguns cantos em que o seu aspirador não chega, então a melhor coisa a se fazer é usar uma vassoura para poder limpar os cantos.

Após juntar toda a sujeira em um canto, basta sugar com o aspirador para poder remover. Além do mais, as cerdas da vassoura são bem úteis para poder remover partículas presas nas frestas de pisos de madeira.

Como fazer uma limpeza profunda com o seu aspirador de pó?

Tenha a certeza de que o saco ou compartimento de resíduos está vazio antes mesmo de ligar o aparelho.

Agora, uma dica de como fazer uma limpeza profunda com o seu aspirador de pó “dividir” os cômodos em quatro partes, limpando em direção à saída.

Caso o seu aspirador seja multifuncional e também aspire líquido, utilize para finalizar a limpeza em pisos de azulejos e cerâmica.

Dentre outras dicas de como fazer uma limpeza profunda com o seu aspirador de pó, podemos citar as seguintes:

Use o aspirador de pó no dia a dia

Na verdade, essa é uma dica para manter a sua casa sempre arrumada, evitando ter que fazer uma limpeza muito profunda e, assim, economizar trabalho.

Mas, nesse caso, não estamos nos referindo apenas à limpeza artificial. Procure fazer uma limpeza em sofás, tapetes, colchões, travesseiros etc.

Esse é um hábito que traz muitos benefícios à saúde, haja vista que a sucção irá reduzir a quantidade de fungos, ácaros, bactérias etc.

Inclusive, uma dica bem prática para manter a sua casa perfumada no dia a dia é investir em uma máquina de fazer café na hora. Assim, sua casa fica naturalmente perfumada.

Use o aspirador de pó para aspirar água

Caso o seu equipamento tenha essa função, procure utilizá-lo para sugar sólidos e líquidos, algo que ajuda bastante na hora de fazer a limpeza pesada.

Nesse caso, você pode usar o equipamento para finalizar a limpeza de azulejos, cerâmicas, chãos de pedra ou bancadas.

Use o aspirador de pó como soprador

Alguns equipamentos possuem a função de soprador e, nesses casos, eles acompanham um bocal de sopro.

Mas, se o seu equipamento não tiver essa função, não utilize nenhuma gambiarra, pois isso pode apenas danificar o seu aparelho.

Agora, caso tenha essa função, é só ligar a mangueira no bocal de sopro e utilizar o aspirador no modo reverso. Assim, irá tirar as sujeiras de frestas e cantos que são mais difíceis.

Use o aspirador de pó no sofá

Uma ótima dica de como fazer uma limpeza profunda com o seu aspirador de pó é justamente passando no sofá.

Para isso, utilize um bico que seja adequado para fazer esse tipo de sucção, até mesmo para que a limpeza seja completa, mas sem danificar o sofá e o aparelho.

Inclusive, se o seu aparelho sugar líquidos, você pode utilizar alguma dica de limpeza caseira e, depois, passar o aspirador para remover a mancha e umidade local.

Use o aspirador de pó para remover marcas do tapete

Se você manchou o tapete, a nossa dica é que primeiro aplique uma solução que seja adequada para remover a mancha.

Em seguida, basta usar o aspirador para poder finalizar a limpeza. A sucção, além de ajudar a secar, também contribui para a remoção do tecido.

Use o aspirador de pó para lavar cortinas

Outra excelente dica de como fazer uma limpeza profunda com o seu aspirador de pó é utilizando o equipamento para lavar cortinas.

Para esse caso, use um bico de escova. Assim, irá evitar a sucção do tecido. A dica é aspirar as cortinas ao menos uma vez por semana.