João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 30.66ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Qual é o tempo de vida útil de um robô aspirador?
03/11/2022 / 09:30
Compartilhe:

Como qualquer eletrodoméstico ou eletrônico, os aspiradores de pó naturalmente se desgastam com o uso. Basta dizer que, se bem conservado, o aparelho pode durar até dez anos.

Para aumentar sua durabilidade, o correto é realizar manutenção e limpeza de rotina, armazená-lo longe da umidade e sempre utilizá-lo em uma grade estável.

Se houver um centro de serviço autorizado da marca em sua área, você pode levar seu aspirador de pó para uma inspeção completa a cada dois anos.

É importante estar atento aos sinais do equipamento como eficiência reduzida, níveis de ruído acima do normal, operação irregular, odores ou quaisquer sinais de fumaça durante o uso e uma bateria não carregada (para aspiradores verticais ou robô inteligente).

Quanto às peças danificadas, elas podem ser substituídas, principalmente se o aspirador for de marca nacional. Basta perguntar ao fabricante ou loja autorizada. Para modelos populares, você pode até encontrar peças de outras marcas ou para se adaptar a diferentes equipamentos.

A seguir, você verá algumas informações relevantes sobre um robô aspirador.

Bateria

O desgaste da bateria parece ser um dos maiores problemas que afetam a durabilidade dos aspiradores de pó. Muitos consumidores relatam problemas de carregamento após vários anos de uso.

Os aspiradores robóticos geralmente são mais lentos, menos potentes ou têm um tempo de execução mais curto do que os novos aspiradores. A troca da bateria resolve o problema. Mas o problema é o custo.

Em uma pesquisa com alguns centros de serviço autorizados, uma nova bateria pode custar até 50% do preço de um novo robô. Os especialistas enfatizam que o uso de marcas não oficiais ou paralelas de baterias pode não fornecer o mesmo desempenho.

Então, cabe ao consumidor decidir se vale a pena trocar ou investir em um aparelho mais moderno.

Casos mais graves de reparos robóticos a vácuo tornam a recuperação impossível. A ajuda mencionou falhas elétricas, falhas de sensores e componentes vitais, contato com água e até urina de cachorro. Nesses casos, a manutenção será mais cara do que a compra de novos equipamentos.

Além da diminuição da bateria e do tempo de uso, outros sinais de que um aspirador de pó pode estar chegando ao fim de sua vida útil incluem desempenho degradado, ruído acima do normal, operação irregular e sensores danificados, resultando em quedas de degraus e batidas paredes e móveis.

Mas há também aqueles que possuem meios para recarregar com um carregador portátil, basta conectá-lo a um. Assim, o problema em relação a bateria se torna menos preocupante.

Como cuidar de um robô aspirador?

Para manter o bom desempenho do seu robô aspirador, a marca recomenda que você limpe as peças principais pelo menos uma vez por semana e sempre desligue o aparelho. 

E siga as instruções do manual para garantir que o dispositivo esteja funcionando corretamente.

O recipiente de coleta deve ser esvaziado após cada uso ou todos os dias, dependendo da capacidade, para manter o bom desempenho do aspirador. 

Se o recipiente for pequeno, você pode retirá-lo do aparelho, jogar a sujeira no lixo e colocá-lo de volta para continuar a limpeza.

Uma vez por semana, após a utilização do robô aspirador, conforme permite o manual de instruções, esvazie a lixeira e lave as peças em água corrente; esfregue com uma escova macia se necessário. Deixe secar completamente à sombra.

Em robôs com base que removem automaticamente a sujeira do aparelho, é importante seguir as instruções e substituir o saco coletor (se houver) além de limpar o aspirador.

Recomenda-se limpar e verificar o estado da escova lateral e da escova do bocal (se aplicável) entre cada utilização. 

Você pode lavar as peças em água corrente e secar à sombra. Se os fios estiverem emaranhados, remova-os cuidadosamente com uma tesoura.

A limpeza do filtro é essencial para manter o seu robô aspirador funcionando corretamente. Ao limpar o recipiente de coleta, siga as instruções do manual para limpar o filtro, pois nem todos os filtros podem ser limpos. 

Se puder ser lavado, lave apenas em água corrente, não com sabão.

Por fim, a melhor maneira de limpar o robô aspirador em si é usar apenas um pano levemente úmido para limpar a parte externa, incluindo os sensores e contatos na parte inferior. 

Não use produtos de limpeza, álcool ou esponjas abrasivas. Se o seu robô tiver uma base de carregamento, aproveite esta oportunidade para limpar a base de carregamento.

Para rodas e bicos, você pode usar uma escova. Verifique se há fios emaranhados, cabelos e mechas, ou sujeira maior presa nas aberturas.

Preço de um robô aspirador novo

Tanto para aspiradores robóticos quanto para aparelhos tradicionais, após o término do período de garantia, a principal dica é comparar o orçamento do conserto com o preço do aparelho novo.

Ao investir em um aspirador mais moderno, você pode acabar com uma unidade mais eficiente e econômica com um filtro mais avançado. Então vale a pena fazer as contas.

Com isso, você sabe um pouco mais sobre os robôs aspiradores da atualidade.