João Pessoa 23.84ºC
Campina Grande 18.53ºC
Patos 21.02ºC
IBOVESPA 122636.96
Euro 5.7838
Dólar 5.39
Peso 0.0059
Yuan 0.7425
Condomínios apostam em áreas verdes
17/10/2023 / 12:07
Compartilhe:

Em meio ao crescimento da urbanização nos grandes centros urbanos que possuem cada vez mais prédios, o verde vem ganhando espaço em meio ao concreto. Empreendimentos têm buscado agregar às construções áreas verdes e sustentáveis para garantir um ambiente visualmente mais harmônico e com efeitos positivos na vida dos moradores.

O motivo da tendência vai além do estético. Estudos apontam benefícios psicológicos de estar em locais com plantas e jardins, como melhora das funções cognitivas, diminuição da depressão, alívio de estresse e redução da pressão arterial. Em João Pessoa, tem sido comum notar empreendimentos com características da biofilia, que busca fomentar a conexão com a natureza.

Um desses prédios é o Arbo, que está sendo construído em frente a um parque estadual no bairro do Jardim Oceania, o Parque Parahyba 2 – uma área de lazer, prática de atividades físicas e de encontros ao ar livre. O empreendimento é da MGA Construções, que apostou no verde e no incentivo ao contato com a natureza.

De acordo com a diretora comercial, Christina Santiago, a ideia é buscar harmonia com o parque e se integrar a ele. “Entendemos que a integração com o meio ambiente tem papel fundamental para a qualidade de vida. No Arbo, o verde invade todo o empreendimento e está presente em todos os detalhes”, ressaltou.

Seguindo essa tendência, o Arbo possuirá uma praça com diversos tipos de plantas e árvores, um sky garden, paredes verdes, apartamentos com jardineiras e jardins diversos na entrada do condomínio vertical. Haverá ainda um sistema de geração de energia, coleta seletiva e valorização à ventilação natural.

Além do Arbo, a MGA possui ainda o Soul, Mondo, Maré, Breeze que têm em suas características fatores que promovem o contato com a natureza. O Breeze e Maré são de frente para a praia, favorecendo a proximidade com o mar e a brisa do litoral.