João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 31.88ºC
IBOVESPA 126290.11
Euro 5.911
Dólar 5.4594
Peso 0.006
Yuan 0.751
Conheça os melhores destinos do Brasil para curtir o Carnaval com muita folia
12/02/2023 / 09:56
Compartilhe:

O Carnaval é uma época perfeita para viajar. Por causa dos pontos facultativos, o Carnaval virou um feriado prolongado de cinco dias ou até mais para curtir como quiser. Tem gente que prefere aproveitar para ficar em casa ou ir para um lugar tranquilo, mas outras muitas pessoas correm em direção à folia vestindo suas melhores fantasias de Carnaval. Se você é uma pessoa que não perde a oportunidade de cair no samba, no pagode ou no frevo, então confira os melhores destinos no Brasil para curtir o Carnaval e aproveitar tudo que a nossa cultura tem a oferecer.

Recife (PE)

Toda a região nordeste fica para lá de animada durante o Carnaval. O Recife é uma das cidades mais antigas do país e também tem uma grande tradição de Carnaval. Os blocos de rua são movidos pela população. Enquanto Escolas de Samba e clubes surgiram e deixaram de existir ao longo dos anos, o bom recifense nunca deixou de aproveitar uma boa festa ao ar livre. Como tradição, o pontapé inicial da festa acontece no Marco Zero, mas a folia toma conta de todas as ilhas da cidade. O Galo da Madrugada é um dos maiores e mais famosos blocos do país e não pode ficar de fora do seu roteiro. E não deixe de aproveitar uma boa comida nordestina enquanto estiver por lá.

mulheres dançando frevo no carnaval de pernambucoFoto: Shutterstock
O ritmo do frevo marca as festas de Carnaval de Pernambuco

Carnaval de Recife- PE
Foto: reprodução

Olinda (PE)

O Carnaval de Olinda é tão famoso quanto o de Recife e não dá para deixar de dar um pulinho em ambas as cidades durante o feriado. Os bonecos gigantes de Olinda são clássicos e todo ano o público espera para descobrir qual o novo personagem ou personalidade que vai se juntar à multidão. Tem de tudo, desde personagens de filmes e quadrinhos, até atores, jornalistas e presidentes. E quem quiser pular o Carnaval de Olinda tem que ir preparado para dançar muito ao ritmo do frevo desta festa bem colorida.

Carnaval de Salvador – BA
Foto: reprodução

Salvador (BA)

Não dá para falar dos melhores destinos do Carnaval sem incluir Salvador. A folia fica dividida em circuitos específicos em cada região da cidade, então você pode se programar para ir no seu favorito ou conhecer um pouco de todos. O Circuito Dodô de Barra Ondina e o Circuito Osmar são os dois maiores que concentram os artistas mais famosos.

Em cima dos trios elétricos, nomes como Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Daniela Mercury e Carlinhos Brown são figurinhas carimbadas ano após ano, além de mais artistas de todo o país. Para aproveitar a música mais de pertinho, os blocos de rua vendem abadás, camisas bem coloridas que permitem ficar em local privilegiado do desfile de rua e ainda são ótimas recordações do Carnaval de Salvador.

Carnaval do Rio de Janeiro – RJ
Foto: reprodução

Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro é uma cidade turística que tem um pouco de tudo que você pode querer no Carnaval. Os desfiles de Escola de Samba são ainda mais incríveis ao vivo do que pela TV e você ainda pode assistir aos concursos dos demais grupos de Escolas de Samba que acontecem ao longo do feriado e também arrasam no Sambódromo e nas ruas.

Se gosta de sair nos bloquinhos de rua, também não vão faltar opções entre as centenas de blocos com temas variados, trios elétricos que arrastam multidões com artistas famosos da música brasileira. A noite tem ainda mais festas carnavalescas e a região da Lapa tem barzinhos de sobra para fechar o dia de folia com mais música, drinks para todos os gostos e petiscos carnavalescos.

São Paulo (SP)

A cada ano a capital paulista surpreende com mais de blocos de rua e atualmente o número passa de 500 ao longo dos meses de folia. A cidade também tem seu próprio desfile de Escolas de Samba logo nos primeiros dias do feriadão para quem não perde esse espetáculo. Um destaque para a cidade são as festas alternativas que aproveitam o clima festivo para aparecerem com estilos musicais dos mais variados, das marchinhas antigas ao rock moderno.