João Pessoa 21.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 20.96ºC
IBOVESPA 135623.15
Euro 6,42
Dólar 5,57
Yuan 0,78
Conselho da Petrobras analisa nome de Magda Chambriard, indicada por Lula para presidência da empresa
21/05/2024 / 14:27
Compartilhe:
Magda Chambriard – Foto: Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados

O Conselho de Administração da Petrobras se reúne na próxima sexta-feira (24) para analisar o nome da engenheira Magda Chambriard para a presidência da empresa. A informação foi confirmada pela presidente interina da Petrobras, Clarice Coppeti.

Magda foi indicada pelo presidente Lula, em substituição a Jean Paul Prates, e já passou por todos as etapas formais de aprovação interna da companhia.

O currículo de Magda precisou passar pela burocracia interna da Petrobras, que analisa potenciais conflitos de interesse e preparo para o cargo.

Como as regras da Petrobras determinam que o presidente deve ser integrante do Conselho de Administração da Petrobras, a indicada deve ser aprovada pelo conselho e depois pela assembleia de acionistas.

Contudo, com a renúncia de Prates, o caminho é encurtado. Nesse caso, depois de ter o currículo avaliado, Magda precisa apenas da maioria dos votos no Conselho de Administração – composto por 11 cadeiras.

Com o aval, ela já pode assumir a presidência e ter o seu nome referendado pela próxima assembleia de acionistas.

Perfil

Formada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Magda Chambriard é mestre em engenharia química. Ela também tem especializações em engenharia de reservatórios e avaliação de formações, além de produção de petróleo e gás.

A engenheira começou a trabalhar na Petrobras em 1980, atuando na área de produção por mais de 20 anos. Em 2002, assumiu a assessoria da diretoria de Exploração e Produção da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Em 2008, Magda assessorou a comissão interministerial criada pelo presidente Lula para estudar as regras de exploração e produção das reservas de petróleo e gás na área do pré-sal.

Já em 2012, ela assumiu a diretoria-geral da ANP, onde permaneceu até 2016. Enquanto esteve no cargo, liderou estudos técnicos que resultaram na primeira licitação do pré-sal.

Desde 2021, a engenheira atua na Assessoria Fiscal Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ela também é sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia.

Com informações do blog Ana Flor, g1