João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 23.47ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1026
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8012
Das polêmicas de Neymar ao fracasso do Flamengo; Confira o que rolou no mundo do futebol em 2023
22/12/2023 / 17:13
Compartilhe:

O ano de 2023, no mundo do esporte, ficou marcado por conquistas inéditas, polêmicas e situações inesperadas que colocaram expoentes do esporte em situações vexatórias. Acompanhe o levantamento do F5Online e relembre  o que rolou no planeta bola durante essa temporada 2023.

Janeiro

A temporada começou com os dois principais times do Brasil duelando na Supercopa do Brasil. O Flamengo, campeão da Copa do Brasil 2022, enfrentou o atual campeão Brasileiro Palmeiras, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Após um jogaço de 7 gols, os paulistas venceram o rubro-negro por 4 a 3 e levaram a taça pra casa.

 

 

Além do título alviverde, ainda em Janeiro, desembarcou em Porto Alegre o principal nome do futebol local na temporada. Nos braços da torcida, o atacante Luís Suarez chegou ao Grêmio, com direito a muita festa do clube. O uruguaio foi apresentado na Arena, para mais de 40.000 espectadores.

 

Foto: Lucas Uebel/ Grêmio

Fevereiro

No segundo mês do ano, o Flamengo protagonizou mais um vexame em 2023. Atual vencedor da Libertadores, com Dorival Júnior, o time da Gávea foi ao Marrocos e não conseguiu chegar nem a final do Mundial de Clubes. Agora sob o comando do português Vitor Pereira, o Flamengo perdeu na semifinal para o Al Hilal por 3 a 2 e não teve a oportunidade de enfrentar o Real Madrid na final.

 

Foto: Divulgação/ FIFA

O título acabou ficando com os Merengues. Sem enfrentar o Flamengo na final, o Real Madrid bateu o Al Hilal por 5 a 3, com direito a atuação de gala do brasileiro Vinicius Júnior, e conquistou o seu oitavo título do torneio.

 

Foto: Reprodução/ Real Madrid

Março

Botafogo-PB enfrenta o Sousa-PB em partida válida pela semifinal do Paraibano, e sofre goleada histórica. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, no Almeidão, o Belo foi até o sertão e perdeu por 5 a 1 para o Dinossauro. O placar elástico causou enorme repercussão no futebol do estado.

Foto: Cristiano Santos/ Botafogo-PB

Abril e Maio

Durante o mês de abril aconteceram as finais dos campeonatos estaduais em todo o Brasil. Com muitos clássicos e decisões emocionantes, os torneios regionais trouxeram grandes públicos em mais uma temporada. Confira a lista de campeões dos principais estaduais do país. Além dos estaduais, a Copa do Nordeste também foi decidida.

  • Campeonato Alagoano – CRB (ASA vice)
  • Campeonato Amazonense – Amazonas (Manauara vice)
  • Campeonato Baiano – Bahia (Jacuipense vice)
  • Campeonato Brasiliense – Real Brasília (Brasiliense vice)
  • Campeonato Capixaba – Real Noroeste (Nova Venécia vice)
  • Campeonato Carioca – Fluminense (Flamengo vice)
  • Campeonato Catarinense – Criciúma (Brusque vice)
  • Campeonato Cearense – Fortaleza (Ceará vice)
  • Campeonato Gaúcho – Grêmio (Caxias vice)
  • Campeonato Goiano – Atlético-GO (Goiás vice)
  • Campeonato Maranhense – Maranhão (Moto Clube vice)
  • Campeonato Mato-Grossense – Cuiabá (União Rondonópolis vice)
  • Campeonato Mineiro – Atlético-MG (América-MG vice)
  • Campeonato Paulista – Palmeiras (Água Santa vice)
  • Campeonato Paraibano – Treze (Sousa vice)
  • Campeonato Paranaense – Athletico-PR (Cascavel vice)
  • Campeonato Pernambucano – Sport (Retrô vice)
  • Campeonato Piauiense – River (Fluminense-PI vice)
  • Campeonato Sergipano – Itabaiana (Confiança vice)
  • Campeonato Tocantinense – Tocantinópolis (Capital vice)
  • Copa do Nordeste – Ceará (Sport vice)

 

 

 

Junho

Em junho, conhecemos o primeiro dos três times campeões inéditos nesta temporada. O Manchester City comandado por Pep Guardiola bateu a Inter de Milão por 1 a 0, com golaço de Rodri, e levantou o troféu da Champions League no estádio Olímpico Ataturk, na Turquia. Este foi o primeiro título europeu dos citizens, primeiro time a conquistar o título inédito desde 2012, quando o Chelsea bateu o Bayern de Munique. Os ingleses foram o 23º time a conquistar a ‘Orelhuda’.

 

Na metade do ano, Neymar voltou a se envolver em polêmica e agitar o público das redes sociais. O atacante publicou uma carta aberta no Instagram para a noiva Bruna Biancardi e para o bebê do casal após uma polêmica envolvendo supostas traições do jogador pipocar na internet. A influencer chegou a enfrentar um dos jornalistas envolvidos no caso e ameaçou processá-lo. No conteúdo postado, o jogador do PSG diz que “errou” com ela.

Julho

Investimento saudita

A janela de verão no futebol mundial foi marcada pelo investimento do futebol da Arábia Saudita. O poderoso dinheiro dos Sheiks, conseguiu levar grandes nomes para o futebol local. Jogadores como Neymar, Mané, Benzema, Brozovic, Firmino, além de Cristiano Ronaldo, que já tinha sido contratado em 2022, e etc, deixaram a Europa rumo ao Oriente Médio. Os sheiks, de acordo com informações da mídia local, prometem investimentos ainda maiores em 2024.

O contratado mais badalado foi o brasileiro Neymar. Em baixa no PSG, o craque decidiu assinar um contrato de dois anos com os árabes, largando o futebol europeu aos 31 anos. O time escolhido foi o todo poderoso Al Hilal, que é comandado pelo técnico português Jorge Jesus, ex-flamengo, e conta os brasileiros Malcom e Michael.

Veja imagens da apresentação do astro

Fernando Diniz na Seleção

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a contratação de Fernando Diniz como técnico interino da Seleção Brasileira. Treinador do Fluminense, Diniz assinou contrato válido até junho de 2024 para treinar o time brasileiro.

 

 

Agosto

Neste ano também tivemos mais uma edição da Copa do Mundo Feminina, dessa vez na Austrália e Nova Zelândia. A Espanha se sagrou campeã pela primeira vez. Em uma final inédita, a seleção espanhola bateu a Inglaterra por 1 a 0 e se juntou as outras quatro vencedoras do torneio: Estados Unidos, Alemanha, Noruega e Japão.

Apenas em sua terceira participação do mundial, as espanholas já alcançaram o lugar mais alto do pódio do futebol feminino.

 

Na competição, as brasileiras não conseguiram nem passar da primeira fase. A equipe capitaneada pela experiente Marta, venceu apenas um dos três jogos. O Brasil voltou a ser eliminado na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina depois de 28 anos. Pela primeira vez desde 1995, a equipe caiu ainda na etapa inicial da disputa.

Setembro

No nono mês do ano conhecemos o segundo campeão inédito. Sob o comando de Dorival Jr., o São Paulo conseguiu conquistar o seu primeiro título de Copa Brasil. O adversário da final foi o Flamengo, time anterior de Dorival. Durante a campanha, o Tricolor Paulista passou pelo Sport Recife e derrotou os rivais Corinthians e Palmeiras.

Essa foi a primeira conquista nacional do Tricolor do Morumbi, desde o título brasileiro de 2008. De lá pra cá o São Paulo bateu na trave algumas vezes e acumulou esse jejum de 15 anos sem um grande trófeu. A Copa do Brasil de 2023 foi a primeira da história são paulina.

 

Outubro

Fim da Série C para o Botafogo-PB. Em jogo que não valia mais nada para os paraibanos o Belo perdeu por 2 a 0 para o Amazonas, em duelo válido pela última rodada do Quadrangular final da terceira divisão. Em 2024, o Botafogo disputará mais uma vez a Série C e tentará, mais uma vez, o tão sonhado acesso.

 

 

Novembro

Na América não foi diferente. O tão sonhado título da Copa Libertadores, que tinha batido na trave em 2008, chegou ao Fluminense. O Time das Laranjeiras eliminou na fase de mata-mata o Argentinos Juniors, Olímpia e o Internacional, na finalíssima, venceu o Boca Jrs dentro do Maracanã e se sagrou campeão da América. Os atacantes Cano e John Kennedy, além do técnico Fernando Diniz, foram os grandes destaques tricolores na competição.

 

Dezembro

O Palmeiras se tornou duodeca campeão brasileiro. A equipe do técnico Abel Ferreira empatou com o Cruzeiro por 1 a 1 nesta quarta-feira (6), no Mineirão, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, e confirmou o bicampeonato consecutivo e o 12º título do Nacional na história do clube. A conquista só foi possível por conta do fiasco cometido pelo Botafogo-PB, que liderou a grande parte da competição, chegou a abrir 13 pontos de vantagem, mas vacilou na reta final e entregou o título ao Alviverde.

 

Destaques do Brasileirão de 2023:

Palmeiras (campeão)

Botafogo (Libertadores 2024)

Flamengo (Libertadores 2024)

Atlético MG (Libertadores 2024)

Grêmio (Libertadores 2024)

RB Bragantino (Libertadores 2024)

América-MG (rebaixado para a Série B 2024)

Coritiba (rebaixado para a Série B 2024)

Goiás (rebaixado para a Série B 2024)

Santos (rebaixado para a Série B 2024)