A coluna Janela Aberta trouxe a informação neste domingo (18) que autoridades sanitárias do Estado receberam com preocupação a notícia postada pelo presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, sobre o fechamento de 24 UTI’s do anexo 2, quarto andar e térreo.
Apesar da redução de mortes por Covid-19 na última semana, existe um temor sobre o impacto dos feriados antecipados, pois houve aglomerações em encontros privados noticiados pela imprensa em cidades do estado, como Bananeiras e a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza cerca de 1.000 novos casos por dia, média considerada ainda muito alta.
Hoje, a Unimed João Pessoa esclareceu em nota enviada ao portal F5online que, desde o início da pandemia, criou um Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 para a tomada de decisões em consonância com seu plano de contingência. O plano adotado acompanha os resultados estatísticos diários, com curvas semanais de tendência que amparam as decisões quinzenais, de acordo com o ciclo viral.
Segundo a nota, esta dinâmica vem possibilitando que os leitos do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, destinados ao tratamento de Covid-19, possam ser ampliados ou retraídos, conforme a demanda de atendimentos dos usuários da Unimed JP e intercâmbio, que correspondem a uma carteira de cerca de 250 mil usuários.
A desativação temporária recente de alguns leitos de UTI destinados aos atendimentos de pacientes com Covid-19 deve-se à redução consistente de atendimentos observada nos últimos 15 dias e compõe a estratégia de contingenciamento adotada.
Os leitos de UTI criados continuam com a sua estrutura montada (ventiladores, monitores, bombas de infusão, entre outros) e poderão ser reativados imediatamente, caso necessário. No momento, as equipes de profissionais migraram transitoriamente para outros setores, a fim de otimizar o suporte das demais patologias.
A Unimed João Pessoa reafirma que, desde o início da pandemia, todos os pacientes que procuraram seus hospitais tiveram atendimento garantido. Apesar deste cenário, momentaneamente favorável, a Unimed João Pessoa alerta à sociedade em geral sobre a importância da manutenção das medidas preventivas ativas, ou seja, distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras.